Rádios RBV

Obras para mudança no trânsito em Videira seguem em ritmo acelerado 

Prefeitura realiza ajustes finais nas vias da área central para garantir segurança e fluidez com as novas alterações no tráfego

Fonte:
Ernesto Júnior e Fabiano Trindade | RBV Rádios

A partir deste domingo, 6 de abril, entra em vigor a primeira etapa das mudanças no trânsito de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que nesta sexta-feira (4) segue com os ajustes finais nas vias da área central da cidade.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O secretário Dinilson Gaio falou com a reportagem da RBV Notícias direto do Centro e destacou que, apesar da chuva durante a madrugada, os trabalhos seguem dentro do cronograma. “Estamos com o plano de trabalho praticamente em dia. Restam apenas três pontos para concluir o asfaltamento, onde os canteiros foram removidos ontem”, explicou.

Caso o tempo permaneça firme, a equipe deve iniciar ainda nesta noite a demarcação horizontal das vias, etapa essencial para a organização do novo fluxo de veículos.

Veja também:

Drone equipado com fuzil é produzido por empresa brasileira

Jovem fica em estado grave após colisão entre moto e carro

Segundo Gaio, tanto o prefeito Wilmar Carelli quanto o vice-prefeito Rafael Balestrim estão acompanhando de perto as obras, atentos às condições climáticas que podem afetar os prazos. “Se o tempo continuar como está agora, vamos conseguir cumprir tudo o que foi planejado”, reforçou o secretário.

Ele também destacou que esta é apenas a primeira fase das mudanças previstas no sistema viário da cidade. “Já vínhamos trabalhando há semanas. Desde que a data foi definida, nossa equipe focou em cumprir todas as etapas para que no dia 6 tudo esteja organizado”, afirmou.

Obras para mudança no trânsito em Videira seguem em ritmo acelerado; assista:

Obras em diferentes pontos da cidade

O repórter Ernesto Júnior, acompanhou outras frentes de trabalho nesta sexta-feira. Direto da Praça Nereu Ramos, ele mostrou as obras em andamento no entroncamento da Avenida Beira Rio com a Rua Dom Pedro II, onde um trevo antigo está sendo reconfigurado.

Outro local que recebeu atenção da prefeitura é o cruzamento da Rua Dom Pedro II com a Rua Brasil, nas proximidades do shopping. Nesse ponto, foi removido um tablado elevado e a equipe trabalha nos reparos finais e na nova pintura de sinalização horizontal para adequar o local à nova circulação.

Mudanças no trânsito devem implicar em alteração de sentido em algumas vias

Em entrevista à RBV Notícias, o diretor de Mobilidade Urbana, Manchen, detalhou as mudanças que já começam a ser percebidas por quem circula pela região da Praça Nereu Ramos, Rua Brasil, Avenida Dom Pedro II e Rua Coronel Alberto Schmitt.

“Algumas vias já receberam nova pintura e sinalização. Por isso, é fundamental que os motoristas redobrem a atenção para evitar acidentes, especialmente nesse momento de transição”

Entre as mudanças mais significativas estão:

  • Rua Brasil, que passará a funcionar em mão dupla em determinados trechos;
  • Avenida Dom Pedro II, com fluxo redirecionado e novas rotas de acesso;
  • Rua Coronel Alberto Schmitt, agora com trânsito nos dois sentidos, mas com a proibição de conversão à esquerda para quem sobe, visando evitar acidentes em um ponto historicamente crítico.

Essas alterações fazem parte de um estudo técnico e foram planejadas para melhorar a fluidez e a segurança viária. Inclusive, segundo o diretor, algumas mudanças previstas para os próximos dias foram antecipadas, pois não houve impacto negativo nos testes iniciais.

Segurança de pedestres também é prioridade durante processo de mudanças no trânsito

Além das mudanças para os condutores, o projeto contempla também a segurança dos pedestres. A faixa de pedestres entre os canteiros da praça central será reinstalada, promovendo maior proteção na travessia.

Outro ponto importante é a remoção dos semáforos. Inicialmente, eles serão apenas desligados, mas a expectativa é de que não voltem a funcionar, uma vez que a nova configuração do tráfego deve tornar o uso desnecessário.

O repórter Fabiano Trindade também acompanhou as mudanças na Rua Saul Brandalise, onde um dos radares de velocidade foi invertido para se adequar à nova mão dupla da via. “Antes, os dois radares estavam voltados para quem descia em direção ao Centro. Agora, com a alteração, um deles foi realocado para fiscalizar o novo fluxo em sentido contrário”, explicou.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frente fria provoca temporais e risco de alagamentos em SC

A partir desta quarta-feira (21) uma frente fria começa...

Cebola tem alta de cerca de 50% nos preços em uma semana

De acordo com os últimos levantamentos do Centro de...

Vagas de emprego em alta em Santa Catarina

Santa Catarina se destaca novamente na geração de postos...

Lula é vaiado durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Justiça condena deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com maior nebulosidade

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Cheiro de roupa de lavanderia: 5 macetes para deixar suas peças com o mesmo perfume

Nada como abrir o guarda-roupa e sentir aquele aroma...

Outros Tópicos Interessantes