Após dias consecutivos de chuva, o tempo começa a firmar e as temperaturas caem em todo o estado de Santa Catarina, marcando a chegada da primeira Onda de frio chega a SC com impactos positivos na agricultura.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na estação experimental da Epagri, localizada em Tangará, conversamos com o gerente André Luiz Kulkamp de Souza, que destacou a chegada da massa de ar frio e tempo seco para a região.
Ele ressaltou que, após a primeira frente fria que trouxe chuvas nos últimos dias, agora é esperado que a massa de ar frio se estabeleça, trazendo dias ensolarados e temperaturas mais baixas, especialmente durante as manhãs e noites.
Para a agricultura, especialmente as frutíferas de clima temperado como videiras, pessegueiros, ameixeiras e macieiras, esse frio é essencial durante o inverno. André explicou que essas plantas se beneficiam do frio, desde que não haja novas altas temperaturas que possam prejudicá-las.
A Preocupação, segundo o gerente da Epagri é com os “veranicos de Maio”, fenômeno caracterizado por períodos de calor repentino, que podem impactar os cultivos.
Veja também
Epagri inaugura nova sede em Canoinhas nesta quinta-feira (18)
Pesquisadores detalham técnicas de criopreservação em e-book
No entanto, ele tranquilizou os agricultores, afirmando que, dentro de uma média histórica, as temperaturas mais baixas agora são esperadas e não há previsão imediata de geadas para a região.
Segundo dados a perspectiva para os próximos dias e meses é de temperaturas dentro do padrão, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento das culturas.
Essa primeira onda de frio é vista com otimismo pelos agricultores, que esperam que ela traga benefícios para os cultivos e contribua para uma safra saudável e produtiva.