Rádios RBV

Menu

Ondas de calor, insônia e confusão: os desafios da perimenopausa

O ginecologista Dr. Carlos Winck reforça que o acompanhamento médico é essencial, já que os sintomas impactam a rotina e o bem-estar

A perimenopausa, também chamada de pré-menopausa, marca a fase de transição hormonal que antecede a menopausa. A mulher vive alterações significativas na produção de hormônios, como estrogênio, progesterona e FSH.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o Dr. Carlos Winck, ginecologista e obstetra, essa fase merece acompanhamento próximo.

“É um período delicado, com sintomas que podem comprometer o dia a dia da mulher. O acompanhamento profissional é fundamental para garantir qualidade de vida e prevenção de riscos”, alerta o especialista.

A perimenopausa costuma surgir entre os 40 e 45 anos, embora possa aparecer antes, entre os 35 e 40. A duração varia: algumas mulheres convivem com ela por poucos meses; outras, por anos. O sintoma inicial e mais frequente é o ciclo menstrual irregular.

As mulheres relatam outros sinais muito comuns, como:

  • Afrontamentos (fogachos)
  • Insônia e suores noturnos
  • Menorragia (fluxo intenso que atrapalha a rotina)
  • Ressecamento vaginal e desconforto nas relações
  • Aumento de infecções urinárias
  • Queda da libido e alterações de humor
  • Ganho de peso, fadiga e “névoa mental”

Até a Fernanda Lima sofre com isso

A perda de libido, por exemplo, pode prejudicar relações e autoestima. A Fernanda Lima, apresentadora de TV e modelo, compartilhou sua experiência:

“A menopausa tirou toda a minha libido. Todo o meu tesão. Inclusive pela vida. Por um momento, eu fiquei… achando tudo muito chato, muito cansativo. A coisa da névoa mental, sabe? Fiquei muito confusa”. Ela também relatou como enxergou a menopausa como algo pesado, comparando a sensação com uma “pedra gigante caindo em cima” dela .

Fernanda adotou rotina de exercícios e reposição hormonal para retomar vitalidade e energia.

Existe tratamento?

Sim, existem tratamentos eficazes. O tratamento hormonal substitui estrogênio (isolado ou com progesterona). A pílula anticoncepcional também pode ajudar na regulação hormonal.

Em casos de alterações de humor acentuadas, antidepressivos podem ser úteis; lubrificantes e cremes aliviam o desconforto vaginal.

Mas todo tratamento requer avaliação médica, pois envolvem riscos como doenças cardiovasculares e câncer de mama ou útero.

Apesar dos hormônios flutuarem, a mulher ainda pode engravidar na perimenopausa. Portanto, a contracepção deve continuar até a confirmação da menopausa (ausência de menstruação por 12 meses).

Além dos tratamentos, há cuidados preventivos essenciais nessa fase:

  • Praticar exercícios físicos, inclusive musculação e de carga, para fortalecer ossos e prevenir osteoporose
  • Manter alimentação equilibrada
  • Realizar consultas ginecológicas e exames regulares anuais

Essa etapa pode parecer desafiadora. Mas, com apoio médico, mudanças no estilo de vida e diálogo aberto — como fez Fernanda Lima, ao trazer visibilidade ao tema —, a mulher pode viver essa fase com mais equilíbrio, saúde e bem-estar.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Dr. Carlos Winck

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Caçador e região somam dezenas...

Mais de 5.500 animais sofreram maus-tratos em SC nos primeiros 7 meses do ano

O número de casos de maus-tratos contra animais em...

Núcleo Jovem da ACIAV conquista destaque em ranking estadual

O Núcleo Jovem Empreendedor da ACIAV (Associação Empresarial de...

Mais Lidas da semana

Bebê vítima de agressão morre na UTI em Joaçaba

Na noite de quarta-feira (20), uma bebê de apenas...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva no Litoral e sol no Grande Oeste

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Mulher de 38 anos desaparece em Lebon Régis

A família de Dilair Pires Furtado, de 38 anos,...

Homem é preso por violência contra crianças em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina registrou na noite...

Outros Tópicos Interessantes