O presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, esteve em Videira nesta quarta-feira (28). A visita foi acompanhada pelo pelo 2º Vice-Presidente, Engenheiro e Agrimensor Valdir Schneider. A intenção da visita foi acompanhar a construção da nova sede do CREA-SC em Videira, no bairro Matriz que será inaugurada em agosto.
De acordo com o presidente Xavier, o CREA-SC tem como objetivo a participação efetiva frente a obras e serviços que possam garantir a segurança e a qualidade de vida da população. Outra importante ação da entidade é fortalecer o trabalho dos engenheiros nos municípios.
Xavier destacou ainda que, uma das demandas do mercado da Engenharia Civil é a falta de profissionais específicos de algumas funções. Isso faz com que alguns empreendimentos tenham sentido um enfraquecimento do setor nos últimos meses.
Acompanhe na reportagem de Douglas Alves
Crea-SC realiza o 9° Seminário Estadual de Meio Ambiente
ODS e ESG na prática são os temas do 9° Seminário Estadual de Meio Ambiente que o Crea-SC vai realizar no dia 12 de julho. “Acreditamos que para termos bons profissionais precisamos de capacitação constante e estar sempre preparados para as inovações do mercado. Esse é um dos objetivos do Conselho, dar suporte para o aprimoramento profissional”, diz o presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. Trab., Kita Xavier.
O seminário é aberto aos profissionais do Sistema e está trazendo diversos especialistas no setor, que vão se reunir no auditório da sede do Conselho, das 9h às 17h. Quem não puder participar presencialmente, o seminário também será transmitido pelo YouTube.
A inscrição para participar do Seminário é gratuita e pode ser feita no site da Sympla. CLIQUE AQUI
Na programação, durante o período da manhã estão previstas duas palestras. A primeira será “Como a Sustentabilidade e ESG impactam na maneira de fazer negócios?”, com a consultora em Gestão da Sustentabilidade, ESG e Desenvolvimento Sustentável, Sharon Haskel Koepsel. A segunda tem como tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – o que são e como podem ser conectados com o negócio?”, com a consultora em Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável, Camile Rebeca Bruns.
No período da tarde os participantes irão conhecer cases de empresas e um governamental. A Xlam Engineering do Brasil vai mostrar seus sistemas construtivos certificados em madeira e a Camargo Química falará sobre a redução de CO2 no concreto. A prefeitura de Garopaba vai apresentar “Garopaba em ação”, um programa de desenvolvimento sustentável que constrói uma cultura harmoniosa entre os diversos aspectos da cidade, levando em consideração as complexidades que envolvem a dinâmica do meio ambiente, ser humano, economia e sociedade. Ao final, será aberto um debate.
ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU fazem parte da Agenda 2030, para acabar com a fome no mundo. A agenda é um pacto global, assinado na Cúpula das Nações Unidas em 2015, por 193 países. Ela traz 17 objetivos para superar os principais desafios de um crescimento sustentável global até 2030. O foco é acabar com a pobreza e proteger o meio ambiente e o clima.
Conheça as 17 metas globais:
- Erradicação da pobreza
- Erradicação da fome
- Saúde e bem-estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água potável e saneamento
- Energia acessível e limpa
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção responsáveis
- Ação contra a mudança global do clima
- Vida na água
- Vida terrestre
- Paz, justiça e instituições eficazes
- Parcerias e Meios de Implementação
-> PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI
ESG na prática
A sigla vem do inglês – Environmental, Social and Governance e corresponde às práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas e organizações. Os critérios ESG estão relacionados aos 17 ODS. Ele envolve trabalhar para um mundo mais inclusivo, ético e ambientalmente sustentável e para isso as empresas precisam desenvolver e implementar práticas corporativas mais voltadas às políticas sociais e que alinhem lucro, propósito e transparência.
A Universidade corporativa do Crea, a Unicrea tem diversos cursos sobre ESG: