Em 02 e 03 de agosto, o Sebrae proporcionou uma enriquecedora experiência às lideranças dos Ecossistemas Locais de Inovação do Meio-Oeste, levando-os para conhecer os Parques Tecnológicos do Rio Grande do Sul.
A comitiva incluiu 20 gestores de Incubadoras e Polos de Inovação, representantes do Poder Público, integrantes de Instituições de Ensino Superior, empresários que compõe a governança, e membros da sociedade organizada dos municípios de Joaçaba, Luzerna e Videira.
O itinerário foi cuidadosamente organizado pelo Sebrae/RS, com visitas a locais como Tecnosinos (São Leopoldo), Feevale Techpark (Campo Bom), Tecnopuc e Instituto Caldeira. Em cada um desses locais, os participantes puderam conhecer práticas inovadoras de sucesso que têm impulsionado o desenvolvimento das regiões.
O apoio do Sebrae e a diversidade de conhecimentos e experiências da comitiva foram fundamentais para o sucesso dessa missão técnica. O principal objetivo era adquirir insights valiosos para a concepção de um parque tecnológico em Joaçaba, que irá ampliar o Centro de Inovação Inovale em seus arredores. Acredita-se que essa iniciativa irá gerar um círculo virtuoso de talentos e ideias promissoras, impulsionando soluções transformadoras para a região.
Severino Luis De Déa, Diretor Executivo do Polo Inovale, afirmou que ficou evidente a mobilização dos atores pelo fortalecimento abrangente e regional do ecossistema. Foi possível constatar que avançamos consideravelmente em relação aos critérios de legislação e às ações direcionadas ao empreendedorismo e à inovação.
No entanto, as melhores práticas de outros ecossistemas ainda estão progredindo, o que nos permite encurtar essa jornada e consolidar a transformação da nossa região e da amada Joaçaba.
Após a missão, os participantes retornaram com uma nova perspectiva e a certeza de que a união de talentos com um futuro promissor gerará um círculo virtuoso com soluções transformadoras.