O município de Videira poderá voltar a contar com uma sala do Instituto Médico Legal (IML) para atender a região. A demanda é muito reivindicada pela comunidade, já que hoje o serviço de perícia em caso de óbito de forma violenta é realizado somente nas cidades de Joaçaba e Campos Novos.
Em breve deverá ser lançada uma licitação para a reforma e ampliação da Capela Mortuária do Cemitério Jardim da Saudade, em Videira. Informações divulgadas por vereadores da base do Governo Municipal dão conta de que o Executivo poderá ceder uma sala para o IML.
Até janeiro de 2020, a Polícia Científica, antigo IGP, contava com uma sala para o IML nas dependências da Unoesc. Com a descontinuidade da parceria, Videira e região passaram a depender das unidades nas cidades vizinhas.
Entretanto, essa dependência gera transtornos e aumenta o sofrimento de quem perde um familiar de forma violenta, já que precisa aguardar a realização da perícia para que haja a liberação do corpo. Com a dependência de outras cidades, a espera para a realização do velório pode ser maior que o normal devido à necessidade de deslocamento.