Videira quer se consolidar como destino turístico de destaque em Santa Catarina

Município investe em atrativos históricos, culturais e gastronômicos para impulsionar o turismo regional

Com paisagens encantadoras, boa gastronomia, histórias marcantes e um povo acolhedor, Videira, no Meio-Oeste catarinense, quer voltar ao mapa turístico do Brasil. Conhecida como a capital da uva em Santa Catarina, a cidade aposta na integração entre poder público e iniciativa privada para fortalecer o setor, valorizando seus equipamentos culturais, históricos e de lazer.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Como parte desse movimento, a ACIAV, por meio do Núcleo de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, promoveu recentemente um FamTour, ação que reuniu representantes do setor, agências e visitantes para apresentar os principais atrativos da cidade.

Publicidade

Segundo a presidente do Núcleo de Turismo, Jociane Cherba, o momento é estratégico para o município. “Temos uma cidade maravilhosa, com pontos turísticos fantásticos e um povo que sabe receber com carinho e qualidade. O potencial de Videira é enorme e o núcleo de turismo vem para valorizar tudo isso. Quem visita, sempre quer voltar”, destacou.

Entre os atrativos turísticos de Videira estão o Museu do Vinho, os vinhedos da região, a gastronomia local e espaços que resgatam a história do Contestado, além de propriedades rurais e cabanas prontas para receber visitantes. 

 “Estamos felizes por fazer parte desse movimento e construir essa nova fase do turismo em Videira

Planejamento estratégico e integração regional

O secretário de Turismo e Cultura, Yuri Piccoli Hentz, ressaltou que o FamTour foi apenas o primeiro passo para estruturar o turismo local de forma profissional. “Nosso objetivo é apresentar Videira com o olhar do turista. Mostrar como os atrativos são consumidos, como podem ser integrados e como empresários e poder público podem trabalhar juntos para criar um produto turístico sólido”, explicou.

A iniciativa inclui ainda a parceria com o SEBRAE, que visa oferecer capacitação para empresários, melhorias no atendimento e ajustes nos atrativos públicos.

“Estamos reformando o Museu do Vinho, entre outros espaços, para que Videira esteja pronta para receber bem todos os perfis de visitantes”

A proposta do novo plano turístico é atrair desde o visitante regional — que viaja em pequenos trajetos de fim de semana — até grupos organizados de outras regiões do Brasil. A ideia é oferecer uma cidade acolhedora, com infraestrutura preparada para quem deseja conhecer a cultura, a história, a gastronomia e as belezas naturais de Videira.

“Turismo não se constrói sozinho”, ressaltou o secretário. “Por isso, precisamos da união entre empresários, governo e comunidade. Estamos nos preparando para atender com qualidade tanto o turista que vem de perto quanto aquele que percorre longas distâncias para conhecer nossa cidade.”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Rádio Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Turista pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para recuperar celular

Um turista brasileiro foi flagrado na manhã deste sábado...

Governo trabalha para reverter veto da União Europeia à carne brasileira

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações...

Plantio de árvores abre oficialmente a 5ª Ação RBVerde

A 5ª edição da Ação RBVerde foi aberta oficialmente...

Fim de semana terá sol e temperaturas amenas em SC

O fim de semana será marcado por tempo firme...

Pequenas atitudes fazem grande diferença na preservação da água

Deixar a torneira aberta ao lavar a louça, prolongar...

Governo sanciona lei que garante renovação automática da CNH

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta...