Videira supera média nacional em alfabetização infantil

Município avança no ranking da AMARP e confirma compromisso com a educação

Videira conquistou um resultado expressivo no Índice de Crianças Alfabetizadas de 2025, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), superando tanto a média nacional quanto a estadual. Segundo os dados oficiais, 67,46% das crianças do município estavam alfabetizadas ao final do primeiro ano escolar, frente a 66% no Brasil e 59% em Santa Catarina.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O desempenho marcou uma grande evolução para a cidade, que saltou da penúltima posição entre os 15 municípios da AMARP em 2023, quando registrava 57,03%, para a 9ª colocação, ultrapassando Lebon Régis, que tinha 40,09% das crianças alfabetizadas naquele período.

Publicidade

“Alcançar a meta de 64,7% que estabelecemos para 2025 e ainda ultrapassá-la em 2,76% é motivo de orgulho”, ressalta o secretário de Educação, Claudio Pistore.

Ele destaca que o avanço de mais de 10 pontos percentuais em comparação a 2023 reflete o esforço contínuo da rede de ensino e o comprometimento dos profissionais que atuam diariamente em sala de aula.

O prefeito Wilmar Carelli celebra o resultado e reconhece a dedicação de todos os envolvidos.

“Evoluir neste índice era um compromisso que assumimos com os videirenses e, por isso, merece muita comemoração. O resultado veio por meio do esforço coletivo da Secretaria e também por conta dos investimentos que realizamos na melhoria da infraestrutura, nos treinamentos, na modernização dos equipamentos e aquisição de uniformes e material escolar”, afirma.

Videira supera média nacional em alfabetização infantil
Foto: Secom Prefeitura de Videira

As assessoras pedagógicas Miria Guzi e Ana Carolina Zitterell reforçam que a conquista é fruto de um conjunto de ações estratégicas desenvolvidas pela rede. Entre elas, destacam-se formações continuadas alinhadas às necessidades dos professores, análises pedagógicas nos Conselhos de Classe, escuta ativa dos profissionais da educação e articulação com programas estaduais e federais.

“O desempenho demonstra que estamos no caminho certo. O planejamento educacional de Videira segue comprometido com a melhoria e a ampliação constante dos resultados, considerando que a meta nacional é que, até 2030, mais de 80% das crianças estejam alfabetizadas no país”, concluem.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sexta-feira com risco de chuva isolada antes de melhora no tempo

As instabilidades começam a perder força em Santa Catarina...

Caçador abre vagas para aulas gratuitas de violão

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Acidente envolve três veículos e deixa carro tombado em Videira

Na tarde desta quinta-feira (02), um acidente de trânsito...

Olivide 2026 reúne escolas e jovens talentos de Videira

A partir da próxima segunda-feira (6), Videira recebe a...

Páscoa deve impactar quase 34 mil pequenos negócios em SC

A Páscoa de 2026 deve impulsionar a atividade econômica...

Carro cai da Ponte do Gumercindo no interior caçadorense

Um motorista de 63 anos sofreu um acidente no...

Atacado registra queda, mas varejo aposta em alta nas vendas de Páscoa no Meio-Oeste de SC

A aproximação da Páscoa já movimenta o comércio no...

Iomerê promove mais uma Feira da Agricultura e Artesanato

Iomerê promove no dia 11 de abril, mais uma...