Vídeo em Tangará mostra passagem de meteoro ‘bola de fogo’

Uma câmera em Tangará flagrou a passagem de um meteoro do tipo “bola de fogo”. O registro foi feito na noite de quinta-feira (24). De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, o meteoro caiu sobre a região de Passo Fundo, no Norte gaúcho.

O fenômeno ocorreu às 21h50 de quinta-feira (24). Conforme o professor, a passagem ocorreu a uma altitude de 93,5 quilômetros e se extinguiu em uma altura de 57,8 quilômetros.

A duração da passagem do meteoro foi de 2,63 segundos. A velocidade estimada foi de 26,1 quilômetros por segundo. “Tudo indica que teremos mais meteoros de elevada magnitude este ano”, afirmou o professor.

O que são meteoros?

 

O astrônomo amador Jocimar Justino explicou que o meteoro é o fenômeno luminoso. “Muitas pessoas confundem. O meteoro pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo”, disse.

Os meteoros conhecidos como “bola de fogo” são aqueles mais brilhantes do que o planeta Vênus a uma distância de 100 quilômetros. Também são chamados de bólidos ou fireball, em inglês.

“Muitas pessoas também conhecem o fenômeno por ‘estrela cadente’, e até fazem pedidos ao visualizarem um fenômeno desses”, completou o astrônomo.

Foto: Reprodução

Fonte: G1

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias