Menu

OAB Por Elas : Videira passa a ter sala para atender mulheres vítimas de violência

O projeto teve início em Balneário Camboriú, em 2018 e o sucesso do programa fez com que a atuação fosse se estendendo para outras Subseções

Fonte:
Portal RBV

A Delegacia Regional de Polícia de Videira conta agora com uma sala do projeto “OAB Por Elas”. O projeto teve início em Balneário Camboriú, em 2018. O sucesso do programa fez com que a atuação fosse se estendendo para outras Subseções. Diante do cenário, a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, sugeriu que o trabalho fosse ampliado a todas as Subseções.

A realização do projeto acontece por meio da coordenação das Comissões de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima e da participação de parceiros como a Polícia Civil, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e do Poder Judiciário. Reportagem de Fabiano Trindade.

Sobre o “OAB por Elas”

No primeiro quadrimestre de 2022 foi marcado pelo registro de 24 feminicídios em Santa Catarina. O número equivale ao dobro, se comparado ao mesmo período no ano passado. Por conta dessa realidade, o projeto OAB Por Elas nasceu para oferecer amparo gratuito à mulher em situação de violência no Estado. A expectativa é de que o OAB Por Elas seja replicado nas 52 Subseções catarinenses.

A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, destacou a importância da apresentação do projeto OAB Por Elas diante de representantes das 52 Subseções. “Uma oportunidade não apenas de multiplicar essa iniciativa em todas as regiões do Estado, mas também – e talvez principalmente – reconhecermos o esforço das advogadas catarinenses que deram início a esse inspirador trabalho de combate à violência”, ressaltou Cláudia durante o evento.

O programa surgiu no âmbito da Subseção de Balneário Camboriú tendo à frente, entre outras profissionais, a advogada Maria Helena Toniazzo. “A gente considera a ampliação a nível estadual do OAB Por Elas, sobremaneira, algo muito especial. A violência contra as mulheres infelizmente ainda é uma realidade que precisa ser combatida. Nos colocamos à disposição para auxiliar com a implantação do projeto em outros Estados”, afirmou ao Colégio.

Estadualização do OAB Por Elas

O lançamento do OAB Por Elas a nível estadual marca o avanço no atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica em Santa Catarina. Segundo a presidente da Comissão do Direito da Vítima da OAB/SC, Giane Bello, “essa ampliação vai acelerar e deixar mais eficiente o atendimento à vítima em todas as localidades do Estado”.

O projeto teve início em Balneário Camboriú, em 2018. O sucesso do programa fez com que a atuação fosse se estendendo para outras Subseções. Diante do cenário, a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, sugeriu que a OAB por Elas fosse ampliada a todas as Subseções.

A proposição foi apresentada no 105ª Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, realizado em Jaraguá do Sul, tendo sido recebida de forma positiva pelos 52 presidentes subseccionais. Na sequência, a ideia é levar a capacitação para a execução do programa em cada região.

Saiba mais

O projeto OAB Por Elas tem o objetivo de oferecer amparo gratuito às mulheres hipossuficientes em situação de violência. O atendimento é realizado por advogadas voluntárias a partir do registro do Boletim de Ocorrência.

A realização do projeto é possível a partir da coordenação das Comissões de Combate à Violência Doméstica, do Direito da Vítima e da Mulher Advogada e da participação de parceiros como a Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do Poder Judiciário.

Vítimas de violência : Videira passa a ter sala da OAB para atender mulheres
Foto: Portal RBV

fafaa

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Outros Tópicos Interessantes

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo mais firme

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Restrição ao acesso de menores de 16 anos na Expotílias 2024

A restrição ao acesso de menores de 16 anos...

Futsal masculino da Escola Maria Luiza Barbosa é campeão microrregional

A equipe de futsal masculino, de 12 a 14...

Clube do Livro de Videira estimula leitura e troca de experiências

No município de Videira, a leitura é mais do...

Empresário de Fraiburgo morre em acidente na Argentina

O empresário fraiburguense Sandro Kasburg, 54 anos, morreu em...

Mais Lidas da semana

Veículo sai da pista e invade varanda de residência em Caçador

Na noite de terça-feira (16) pouco depois das 19h...

Acidente com morte envolve carro da Saúde de Fraiburgo

Um veículo da Secretaria de Saúde do município de...

Mortos na BR-470 estavam em carro da Saúde de Curitibanos

Mortos na BR-470 estavam em carro da Saúde de...

Acidente de trânsito deixa motoristas feridos em Videira

Acidente de trânsito deixa motoristas feridos em Videira, na...

Empresário de Fraiburgo morre em acidente na Argentina

O empresário fraiburguense Sandro Kasburg, 54 anos, morreu em...
Publicidade