Menu

OAB Por Elas : Videira passa a ter sala para atender mulheres vítimas de violência

O projeto teve início em Balneário Camboriú, em 2018 e o sucesso do programa fez com que a atuação fosse se estendendo para outras Subseções

Fonte:
Portal RBV

A Delegacia Regional de Polícia de Videira conta agora com uma sala do projeto “OAB Por Elas”. O projeto teve início em Balneário Camboriú, em 2018. O sucesso do programa fez com que a atuação fosse se estendendo para outras Subseções. Diante do cenário, a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, sugeriu que o trabalho fosse ampliado a todas as Subseções.

A realização do projeto acontece por meio da coordenação das Comissões de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima e da participação de parceiros como a Polícia Civil, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e do Poder Judiciário. Reportagem de Fabiano Trindade.

Sobre o “OAB por Elas”

No primeiro quadrimestre de 2022 foi marcado pelo registro de 24 feminicídios em Santa Catarina. O número equivale ao dobro, se comparado ao mesmo período no ano passado. Por conta dessa realidade, o projeto OAB Por Elas nasceu para oferecer amparo gratuito à mulher em situação de violência no Estado. A expectativa é de que o OAB Por Elas seja replicado nas 52 Subseções catarinenses.

A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, destacou a importância da apresentação do projeto OAB Por Elas diante de representantes das 52 Subseções. “Uma oportunidade não apenas de multiplicar essa iniciativa em todas as regiões do Estado, mas também – e talvez principalmente – reconhecermos o esforço das advogadas catarinenses que deram início a esse inspirador trabalho de combate à violência”, ressaltou Cláudia durante o evento.

O programa surgiu no âmbito da Subseção de Balneário Camboriú tendo à frente, entre outras profissionais, a advogada Maria Helena Toniazzo. “A gente considera a ampliação a nível estadual do OAB Por Elas, sobremaneira, algo muito especial. A violência contra as mulheres infelizmente ainda é uma realidade que precisa ser combatida. Nos colocamos à disposição para auxiliar com a implantação do projeto em outros Estados”, afirmou ao Colégio.

Estadualização do OAB Por Elas

O lançamento do OAB Por Elas a nível estadual marca o avanço no atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica em Santa Catarina. Segundo a presidente da Comissão do Direito da Vítima da OAB/SC, Giane Bello, “essa ampliação vai acelerar e deixar mais eficiente o atendimento à vítima em todas as localidades do Estado”.

O projeto teve início em Balneário Camboriú, em 2018. O sucesso do programa fez com que a atuação fosse se estendendo para outras Subseções. Diante do cenário, a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, sugeriu que a OAB por Elas fosse ampliada a todas as Subseções.

A proposição foi apresentada no 105ª Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, realizado em Jaraguá do Sul, tendo sido recebida de forma positiva pelos 52 presidentes subseccionais. Na sequência, a ideia é levar a capacitação para a execução do programa em cada região.

Saiba mais

O projeto OAB Por Elas tem o objetivo de oferecer amparo gratuito às mulheres hipossuficientes em situação de violência. O atendimento é realizado por advogadas voluntárias a partir do registro do Boletim de Ocorrência.

A realização do projeto é possível a partir da coordenação das Comissões de Combate à Violência Doméstica, do Direito da Vítima e da Mulher Advogada e da participação de parceiros como a Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do Poder Judiciário.

Vítimas de violência : Videira passa a ter sala da OAB para atender mulheres
Foto: Portal RBV

fafaa

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Outros Tópicos Interessantes

Últimas Notícias

Motorista fica preso às ferragens em acidente com caminhão

O motorista de um caminhão trator Iveco Stralis ficou...

Caçador Futsal apresenta o elenco para a temporada 2024

O Caçador Futsal apresenta seu elenco, diretoria e comissão...

Capotamento é registrado na SC-135 em Rio das Antas

Um capotamento é registrado na SC-135 em Rio das...

Auto Elite na ExpoVideira 2024 com descontos e prêmios

A Auto Elite está na ExpoVideira apresentando o que...

Criciúma e Chapecoense se enfrentam neste sábado (02)

Criciúma e Chapecoense se enfrentam neste sábado (02), às 16h30 (de Brasília),...

Mais Lidas da semana

Motociclista fica gravemente ferido em acidente com três veículos

Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente de...

Videirense é eleita Garota Piscina Thermas Machadinho

A videirense Patricia Mpembele é a nova Garota Piscina...

Motorista fica preso às ferragens em acidente com caminhão

O motorista de um caminhão trator Iveco Stralis ficou...

Caçadorense acerta quadra na Mega-Sena e fatura R$ 7,8 mil

Cinco apostas de Santa Catarina tiraram a sorte grande...

Carreta carregada de álcool tomba perto de casas em Lebon Régis

Uma carreta carregada com álcool tombou próximo à casas...
Publicidade