11% dos brasileiros têm jornada de trabalho acima de 48h semanais

No Brasil, a quantidade de trabalhadores com jornadas longas é inferior à média global de 17,7%

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 11% dos trabalhadores brasileiros enfrentam jornadas superiores a 48 horas semanais, consideradas longas. Apesar disso, o Brasil apresenta uma média inferior aos 17,7% registrados em 163 países analisados. A carga horária semanal média no Brasil é de 39 horas, superior aos Estados Unidos e Reino Unido, mas menor que Índia e México.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O tema ganhou força com a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que sugere reduzir a jornada máxima de trabalho de 44 para 36 horas semanais.

Publicidade

A iniciativa busca eliminar a escala 6×1, que prevê seis dias de trabalho e um de descanso, e adotar um modelo com três dias de folga, incluindo finais de semana.

A PEC já alcançou o número mínimo de 171 assinaturas na Câmara dos Deputados para ser protocolada. Após essa etapa, passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, por comissões especiais antes de ser votada no plenário.

Sindicatos apoiam a mudança, destacando que a redução pode criar até seis milhões de empregos, melhorar a qualidade de vida e reduzir doenças ocupacionais.

Veja também

PEC do fim da escala 6×1 atinge assinaturas necessárias

TST diz que reforma trabalhista vale para contratos de antes de 2017

Eles também apontam o impacto positivo de jornadas mais curtas na produtividade e no bem-estar dos trabalhadores.

Empresários, no entanto, alertam para possíveis consequências econômicas negativas, como aumento de custos operacionais e demissões.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) sugerem que a questão seja tratada em negociações coletivas para equilibrar interesses.

Enquanto isso, o Ministério do Trabalho considera a redução saudável, mas defende que o tema seja negociado entre empresas e trabalhadores.

A PEC agora segue para debate, gerando expectativa sobre o futuro das relações trabalhistas no Brasil.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

HSDS: 12 horas para conhecer as histórias que vivem por trás de cada corredor

Às 7 horas da manhã, enquanto Videira ainda começa...

Frio ganha força em Santa Catarina no fim de semana

O frio ganha força em Santa Catarina neste fim...

Grupo Herança do Contestado representa Caçador em mais um festival

O Grupo de Arte e Cultura Herança do Contestado...

Caitá Supermercados anuncia 6ª edição da campanha de Selinhos

A partir de 31 de agosto, os clientes da...

Associação Videirense de Judô participa do Campeonato Regional Oeste com 77 atletas

A Associação Videirense de Judô (AVJ) participa neste fim...

Redes sociais passam a ter novas regras para combater conteúdos ilícitos

As redes sociais passaram a enfrentar novas regras de...

Limpeza de reservatórios continua na próxima semana e afeta abastecimento em Videira

A limpeza dos reservatórios de água de Videira entra...

Caçador consolida hegemonia no tênis de mesa do Parajasc

A delegação de Caçador deu um show de habilidade...