11% dos brasileiros têm jornada de trabalho acima de 48h semanais

No Brasil, a quantidade de trabalhadores com jornadas longas é inferior à média global de 17,7%

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 11% dos trabalhadores brasileiros enfrentam jornadas superiores a 48 horas semanais, consideradas longas. Apesar disso, o Brasil apresenta uma média inferior aos 17,7% registrados em 163 países analisados. A carga horária semanal média no Brasil é de 39 horas, superior aos Estados Unidos e Reino Unido, mas menor que Índia e México.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O tema ganhou força com a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que sugere reduzir a jornada máxima de trabalho de 44 para 36 horas semanais.

Publicidade

A iniciativa busca eliminar a escala 6×1, que prevê seis dias de trabalho e um de descanso, e adotar um modelo com três dias de folga, incluindo finais de semana.

A PEC já alcançou o número mínimo de 171 assinaturas na Câmara dos Deputados para ser protocolada. Após essa etapa, passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, por comissões especiais antes de ser votada no plenário.

Sindicatos apoiam a mudança, destacando que a redução pode criar até seis milhões de empregos, melhorar a qualidade de vida e reduzir doenças ocupacionais.

Veja também

PEC do fim da escala 6×1 atinge assinaturas necessárias

TST diz que reforma trabalhista vale para contratos de antes de 2017

Eles também apontam o impacto positivo de jornadas mais curtas na produtividade e no bem-estar dos trabalhadores.

Empresários, no entanto, alertam para possíveis consequências econômicas negativas, como aumento de custos operacionais e demissões.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) sugerem que a questão seja tratada em negociações coletivas para equilibrar interesses.

Enquanto isso, o Ministério do Trabalho considera a redução saudável, mas defende que o tema seja negociado entre empresas e trabalhadores.

A PEC agora segue para debate, gerando expectativa sobre o futuro das relações trabalhistas no Brasil.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Avião colide com caminhão dos Bombeiros, mata 2 e deixa 41 feridos

Um grave acidente aéreo ocorreu na noite de domingo...

Homem fica 6 horas preso embaixo de caminhão após acidente no interior

Um grave acidente mobilizou equipes de resgate no interior...

Casal é resgatado em meio à correnteza no centro de Herval d’Oeste

A forte chuva registrada na tarde deste domingo (22)...

Calor e temporais marcam a segunda-feira em Santa Catarina

A segunda-feira (23) será marcada pela volta do calor...

Sebrae/SC oferece atendimentos durante a ExpoCaçador 2026

O Sebrae/SC está presente na ExpoCaçador 2026, um dos...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Caminhão com destino a Videira levava mais de 5 toneladas de drogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã de...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Vereador cobra providências após ataques de cães de rua em Caçador

O vereador Fabiano Dobner voltou a cobrar do Executivo...

Caminhoneiros desistem de greve após decisão do governo

Os caminhoneiros decidiram suspender a greve que vinha sendo...

Outros Tópicos Interessantes