Informação é aqui!

Casos de Covid-19 e Influenza disparam em Caçador e Videira

Atendimentos de casos de síndrome respiratória quadruplicaram em Caçador, e o número de casos de Covid-19 chegou a 87 em Videira.

Os municípios de Caçador e Videira, no Meio Oeste de Santa Catarina, estão registrando um aumento preocupante no número de casos de Covid-19. As festas de final de ano e as viagens sem a prática dos protocolos recomendados, como o uso de máscara, além de refletirem no aumento de casos estão enchendo as unidades de pronto atendimento com pessoas apresentando sintomas de síndrome respiratória, como tosse e febre, a procura de tratamento.

Para se ter uma ideia, em Caçador a média de registro de pacientes sintomáticos estava em 20 por dia no mês de dezembro. No entanto, nos primeiros dias de 2022 o número mais que quadruplicou. Atualmente, o Hospital Maicé possui uma pessoa internada na UTI em função da Covid-19. O tema foi tratado em entrevista no programa Manhã em Pauta da Rádio Caçanjurê. O diretor de vigilância e saúde, Célio Becker, e o secretário de saúde, Roberto Marton, falaram na manhã desta terça (04). Confira: https://fb.watch/ak1oEbkBS-/

Já o município de Videira registrou uma explosão de casos de Covid0-19 ativos, passando de 44 para 87 casos ativos em apenas um dia, de acordo com boletim divulgado na noite desta terça-feira (04). Em apenas um dia, foram registrados 44 novos casos positivos e somente uma recuperação. Nenhum caso necessitou de internação. O número de casos ativos voltou a alcançar um patamar que não era enfrentado desde agosto de 2021. Também nesta terça (04), 23 novos casos de Influenza foram notificados, totalizando 68 em Videira.

Devido à preocupação com o crescimento de casos de Covid-19 e Influenza em Videira, a Secretaria de Saúde do município de Videira emitiu um alerta à população. O assunto será tratado em entrevista a partir das 9 horas da manhã desta quarta-feira (05) com transmissão pelas rádios Videira, Vitória e V. Um vídeo com o médico Rodrigo Fidélis, Diretor Técnico da UPA de Videira, também foi divulgado com recomendações à população. Confira: https://fb.watch/akOBNIf0iG/

Outro município que voltou a elevar o número de casos de Covid-19 é Treze Tílias. Depois de ter zerado os casos por vários dias no mês de dezembro, no último dia do ano cinco novos casos foram detectados, no início de 2022 foi confirmado mais um caso, totalizando seis ativos, além de outros seis casos suspeitos estarem em investigação.

Cidades litorâneas registram disparada de casos de Covid-19

A capital do estado, Florianópolis, está com alta procura por atendimento médico nas unidades de pronto atendimento. Em muitos casos, a espera por atendimento chega a durar algumas horas. Por conta do “boom” de casos de Covid-19, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, divulgou nesta terça-feira (4) que decidiu cancelar as festividades do Carnaval em 2022.

Outra cidade com movimento preocupante é Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina. Unidades públicas e privadas de saúde registram filas de pacientes com sintomas de síndrome respiratória e a espera por atendimento também está demorada.

Além das infecções pelo coronavírus, o que tem provocado aumento no número de pacientes com quadro de síndrome respiratória são também os casos de influenza. O alto contágio é atribuído ao grande movimento das festas de final de ano, com aglomerações geradas por grupos familiares e de amigos. A temporada de verão também provoca movimento recorde, registrando cidades turísticas com praias, eventos e rede hoteleira lotados. Ainda, a variante Ômicron, mais contagiosa, contribui para a maior propagação do vírus, apontam especialistas. Outra situação preocupante é a baixa procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19.


Receba diariamente em seu smartphone notícias do Meio Oeste de Santa Catarina, do estado, do Brasil e do mundo. O WhatsApp do RBV Notícias é (49) 99129-4258.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DO RBV

Assim, com o RBV Notícias você fica sabendo das informações em destaque nas cidades de Caçador, Videira, e Tangará, São quase 50 municípios de abrangência em toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe.

O RBV Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira pelas Rádios Tangará, Videira, Vitória, Rádio V e Caçanjurê. Também transmitimos ao vivo em vídeo pelo canal no YouTube e página no Facebook. Siga o RBV Notícias no Instagram @rbv.noticias. Ou então, para mais informações continue navegando pelo Portal RBV.

Fonte: RBV Notícias
Foto: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on email
Email