Geraldo Alckmin encontra Papa Leão XIV e convida para a COP 30

Durante a cerimônia, Alckmin encontrou também outros chefes de Estado, como o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

No domingo, 18 de maio de 2025, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, participou da missa inaugural do pontificado do Papa Leão XVI, no Vaticano. Alckmin foi enviado oficialmente pelo Brasil e esteve acompanhado de sua esposa, Lu Alckmin.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante a celebração, ele ainda teve a oportunidade de se encontrar com diversos chefes de Estado, incluindo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Após a missa, em conversa com jornalistas, Alckmin relatou a experiência, destacando que, na cerimônia, se deparou com várias figuras políticas internacionais.

Publicidade

“Estive no aeroporto com o presidente do Paraguai, uma simpatia, jovem. Na Santa Missa, o primeiro que encontrei foi o presidente de Portugal [Marcelo Rabelo], que aliás é católico. […] Estavam na minha frente o Zelensky e a esposa. Do meu lado estava o primeiro-ministro da Eslovênia, [Robert Golob], vários chefes de Estado”, compartilhou Alckmin.

O presidente ucraniano, Zelensky, teve uma reunião privada com o Papa Leão XVI após a missa de entronização. De acordo com a mídia oficial do Vaticano, Zelensky expressou seu agradecimento ao pontífice pela sua fala sobre a importância de uma “paz justa”.

Durante essa reunião, o presidente ucraniano destacou que “toda nação merece viver em paz e segurança”, e enfatizou o desejo de que as preces de Leão XVI por uma paz duradoura fossem atendidas.

O Papa mencionou a guerra na Ucrânia durante a missa, classificando o país como “martirizado” e apelando por uma paz justa.

Após a cerimônia, Alckmin teve um breve encontro com o Papa e aproveitou para entregar um convite oficial para a COP 30, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro de 2025. O vice-presidente ressaltou que o Papa, como latino-americano, tem uma ligação especial com a região amazônica.

“Até disse ao Papa que ele, além de estadunidense, é o segundo papa latino-americano, porque toda sua vida sacerdotal foi no Peru, e o primeiro da Amazônia – porque o Peru faz parte da Grande Amazônia”, contou Alckmin.

O Papa recebeu o convite com grande simpatia, embora não tenha confirmado se participará da COP.

Em tom descontraído, Alckmin comentou sobre sua experiência no encontro com o Papa, mencionando que “arriscou um portunhol” ao falar com Leão XVI.

“Falei em português e ele entende bem, né? Porque fala muito bem espanhol, então nós fomos de portunhol. Respondeu em portunhol, uma simpatia”, relatou o vice-presidente.

Ele também mencionou que a cerimônia foi emocionante e o fez relembrar seu tempo de coroinha, quando as missas eram celebradas em latim.

Embora o Papa não tenha respondido diretamente se aceitará o convite para a COP 30, Alckmin destacou que o convite foi recebido com muita simpatia e cordialidade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 96/2026 Leilão Eletrônico n. 1/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

PM prende homem por violência doméstica e cumpre mandado por estupro

Na noite de domingo (21), por volta das 19h,...

Adolescente morto em acidente na BR-282 em Campos Novos é identificado

Foi identificado como Pedro Henrique Antunes Gervásio o adolescente...

Menino de 8 anos vai para UTI após ser atingido por trave em quadra esportiva

Um menino de oito anos ficou gravemente ferido após...

Caçador conquista título geral dos Joguinhos Abertos fase regional

Caçador encerrou com destaque a participação na fase regional...

Anvisa revê decisão e libera parte dos produtos da Ypê

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as...

Governador inaugura revitalização da SC-350 entre Lebon Régis e Caçador

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, inaugura nesta...
00:02:08

Mostra do Conhecimento movimenta escola de Tangará

A Escola de Educação Básica Professor João Jorge de...