Informação é aqui!

Final de semana: Defesa Civil alerta para temporais com granizo em SC

Chuvas podem atingir toda SC e tem risco moderado a alto para ocorrências, como deslizamentos e enxurradas.

A combinação entre as altas temperaturas, causadas pela onda de calor que chega a Santa Catarina, e a umidade poderá causar temporais fortes e isolados na maior parte do Estado neste final de semana. O alerta foi emitido pela Defesa Civil, que aponta que a chuva intensa deve chegar nas tardes e noites deste sábado (15) e domingo (16).
Segundo o órgão estadual, as chuvas podem atingir toda SC e tem risco moderado a alto para ocorrências, como deslizamentos e enxurradas. Praticamente todo o “miolo’ do Estado até o Litoral pode registrar fenômenos associados aos temporais. O alerta laranja vale para o Meio-Oeste, Alto Vale, Médio Vale, Serra, Planalto Norte, interior da Grande Florianópolis e entorno de Joinville.
Conforme o órgão, as condições do tempo justificam o alerta. A chuva pode vir em forma de pancadas, acompanhadas de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento. A previsão é de sábado com sol e nuvens, e muito calor em função da massa de ar quente que afeta Santa Catarina. As temperaturas podem chegar a 38°C no Oeste e Litoral Sul, 32°C na Grande Florianópolis e ficar entre 28°C a 32°C no restante do Estado.
O domingo tem a mesma configuração, com a chuva forte chegando na tarde e noite. Neste dia, as máximas podem chegar a 39°C no Oeste e Litoral Sul, e variar entre 29°C e 34°C em todo o resto de Santa Catarina.
De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, o centro da massa de calor é localizado entre a Argentina e o Uruguai, regiões que já bateram recorde de temperatura.
Segundo ela, a localização do fenômeno faz com que o calor afete principalmente o Rio Grande do Sul, as regiões de Santa Catarina na divisa, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense, mas será sentido em todo o Estado.
Já o metereologista Leandro Puchalski explica que a região Oeste pode sofrer mais com o calor por estar mais afastada do Litoral e, assim, ser mais seca. Segundo ele, é possível que as altas temperaturas tragam pancadas de chuvas no período da tarde em todos os dias, o que deve refrescar um pouco.

Fonte: NSC Total
Foto: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on email
Email