Informação é aqui!

Nascimentos registram queda recorde em Santa Catarina

A conclusão do estudo é de que as incertezas causadas pela pandemia levaram muitas famílias a adiarem o plano de terem filhos

Santa Catarina registrou, em 2021, a maior queda no número de nascimentos em 20 anos. Os dados são do Observatório Fiesc, que acompanha o índice desde 2001. A conclusão do estudo é de que as incertezas causadas pela pandemia levaram muitas famílias a adiarem o plano de terem filhos no Estado.

A redução no registro de nascimentos foi de 5,2% em relação a 2020. Por outro lado, a quantidade de óbitos aumentou 23% no ano passado, também como consequência da Covid-19. Segundo informações da Transparência de Registro Civil, SC teve 92.270 nascimentos no ano passado, e 58.294 mortes.
O Observatório Fiesc cita que, de acordo com a consultoria internacional Euromonitor, a redução no número de nascimentos é global – e é a maior desde 1970. A expectativa era de que as restrições causadas pela pandemia resultassem em um maior número de bebês mundo afora, mas ocorreu o oposto. A queda é chamada de “baby bust”, o contrário do “baby boom” registrado décadas atrás.
As dúvidas em relação à situação econômica, o trabalho em home office e as escolas fechadas são apontados como fatores que influenciaram na decisão das famílias de adiar os planos de ter um filho. Esse fenômeno costuma ocorrer em momentos de grande instabilidade, de acordo com o estudo. A crise global de 2008, por exemplo, resultou em três anos seguidos de redução de 1% na taxa de natalidade.
O menor número de nascimentos em Santa Catarina tem ônus e bônus, segundo aponta o estudo da Fiesc. A avaliação positiva diz respeito à saúde e à educação das mulheres, que tem ganho com o adiamento da gravidez. Por outro lado, caso a redução de natalidade persista, o envelhecimento da população tem consequências na economia – inclusive na manutenção da Previdência.
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Assessoria de comunicação/Fiesc/DC
THINKSTOCK