Informação é aqui!

Queiroga sinaliza que não deve distribuir autoteste de Covid no SUS

Pressionada pela alta procura por exames causada pelo avanço da variante ômicron, o ministério pediu na quinta-feira (13) para a Anvisa  regulamentar o produto já utilizado há meses em diversos países

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a sinalizar nesta sexta-feira (14) que o governo Jair Bolsonaro (PL) não pretende distribuir autotestes para detectar a Covid-19 pelo SUS. “O Brasil é um país muito heterogêneo, de muitos contrastes. A alocação deste recurso para aquisição de autoteste, distribuir para a população em geral, pode não ter resultado da política pública que nós esperamos”, disse o ministro à imprensa.

Pressionada pela alta procura por exames causada pelo avanço da variante ômicron, o ministério pediu na quinta-feira (13) para a Anvisa  regulamentar o produto já utilizado há meses em diversos países. ​ Esse tipo de teste não é autorizado no país por causa de uma resolução da Anvisa de 2015. Pela regra, o ministério precisa propor uma política pública para liberar a entrega dos exames ao público leigo.

A testagem no Brasil está centrada em clínicas, farmácias e serviços públicos, que não estão conseguindo atender à demanda diante da circulação da variante ômicron. Segundo a nota do Ministério da Saúde, a autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19, juntamente com a vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento social.

Para liberar a comercialização do produto, a diretoria colegiada da Anvisa terá de aprovar uma resolução. A agência ainda não sinalizou quando irá votar este texto. O ministro também afirmou que o governo federal já entrega exames aos estados e municípios. A pasta tem apostado nos testes de antígeno, considerados rápidos e precisos. A promessa de Queiroga é enviar cerca de 30 milhões de unidades neste mês.

Fonte: Folha de São Paulo
Foto: Diculgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on email
Email