Informação é aqui!

SC confirma 13 novos casos da variante Ômicron

Variante segue sendo amplamente transmitida na capital catarinense; outros 178 testes em SC seguem aguardando resultado

A SES (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou 13 novos casos da variante Ômicron em Santa Catarina no início da noite desta segunda-feira (3).

São novos 12 casos em Florianópolis e outro que ainda está em investigação quanto ao município de residência do paciente. Agora, o Estado já conta com 54 casos confirmados da variante.

Os casos foram identificados pelo Lacen/SC (Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina), através da técnica RT-qPCR de inferência, e confirmados por sequenciamento genômico realizado pela FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz). Outros 178 testes seguem aguardando resultado.

Confira o número de casos confirmados por cidade:

Balneário Camboriú (1);
Biguaçu (2);
Camboriú (1);
Florianópolis (42);
Jaraguá do Sul (1);
Palhoça (2);
Santo Amaro da Imperatriz (1);
São Francisco do Sul (1);
São José (2);
em investigação (1).

Transmissão comunitária

A SES já havia confirmado a transmissão comunitária do vírus na última semana. Isso significa que já não é possível identificar a origem da infecção.

Ou seja, a variante está circulando no Estado e a transmissão ocorre independentemente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente, explica a nota do governo.

“A SES orienta que a população reforce os cuidados sanitários básicos para evitar a transmissão da Covid-19, com o uso de máscara, o distanciamento social, a higienização constante das mãos com água e sabão ou então com uso do álcool em gel 70% e a manutenção dos ambientes arejados. Além disso, orienta que o esquema vacinal contra a doença seja concluído”, reforça.

Ômicron é o vírus com propagação mais rápida da história

A variante Ômicron pode ser o vírus de propagação mais rápida da história, de acordo com o médico infectologista norte-americano, Roby Bhattacharyya, do Hospital Geral de Massachusetts.
A nova cepa é dominante em vários países do mundo e está levando à explosão do número de casos de Covid-19. Bhattacharyya alertou que é “uma propagação incrivelmente rápida”.

O médico e pesquisador fez um cálculo entre a Ômicron e o sarampo, um dos vírus mais contagiosos. Ele concluiu que, num cenário de ausência de vacinação, um caso de sarampo daria origem a mais 15 casos em apenas 12 dias.

Já um caso de Ômicron daria origem a 216 casos no mesmo período. A estimativa significa que, em 35 dias, a Ômicron poderia atingir 280 mil pessoas, enquanto o sarampo afetaria 2.700.

No entanto, num cenário em que a maioria da população está vacinada ou já teve Covid-19, o especialista estima que um caso de Ômicron dê origem a apenas mais três casos, número semelhante ao do vírus original, ausente de mutações.

Casos de “flurona” também preocupam Santa Catarina

Santa Catarina investiga em torno de 10 casos de “flurona”, confirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em entrevista ao ND+ na tarde desta segunda-feira (3).

A “flurona” é uma dupla infecção da Covid-19 e pela influenza H3N2. “Estamos investigando. Os casos estão em andamento no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), estamos validando os resultados preliminares para poder tornar isso público”, revela o chefe da pasta.

As cidades onde foram identificados os casos e o prazo para os resultados saírem não foram revelados. Flurona é uma designação definida a partir dos termos “flu” (gripe, em inglês) e “rona” (de coronavírus).

“É uma situação que nos preocupa, já temos casos da Ômicron sendo investigados e agora temos esse fato novo. Os sintomas são similares, precisamos ficar atentos e identificar as regiões de maior risco”, reforça Motta Ribeiro.

O secretário reforça que a população deve se vacinar contra o vírus Influenza e contra a Covid-19. “Vacinados correm risco menor de adoecer”, explica.

Fonte: ND+
Foto: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on email
Email