Informação é aqui!

Videirense consegue estágio em famoso restaurante paulista

Vanessa Machienavie é graduada em gastronomia pela Unoesc e microempresária do ramo de confeitaria.

A egressa do curso de Gastronomia da Unoesc Videira, e microempresária do ramo de confeitaria, Vanessa Machienavie, foi chamada para um trabalho temporário em um famoso restaurante em São Paulo. Formada pela 1ª turma no início de 2022, Vanessa conta que esteve na capital paulista em 2021, quando ainda cursava a Graduação, para conhecer e visitar restaurantes que achava relevante. Em um deles que ela prefere ainda não divulgar o nome, acabou impressionada e buscou por uma vaga de estágio.

— Fui a São Paulo buscar mais conhecimentos na minha área, e ao visitar um restaurante me encantei pelo local. Encaminhei meu currículo contando toda minha história, e comentando o quanto amava a gastronomia e para minha surpresa, meu projeto foi aceito — contou Vanessa.

A diplomada em Gastronomia comenta que a paixão pela cozinha vem de muito cedo. Com cinco anos de idade já circulava pela cozinha da casa, e observava desde pequena sua avó cozinhando para toda a família, e todo mundo ficava muito feliz.

Vanessa afirma que depois disso, foi seguindo os passos dela, e a cada prato novo era uma experiência gratificante, e ao longo de 25 anos desenvolveu muitas receitas e preparações.

— O curso de Gastronomia refinou meu paladar. Minhas técnicas me fizeram ter amplitude em relação à importância e aos cuidados na preparação dos alimentos, até a entrega para os clientes — disse.

Argumenta ainda, que sua dedicação e persistência foram fundamentais para alcançar êxito na profissão, visto que além da faculdade, estava sempre buscando aperfeiçoamento e dedicação nesta área, além de conhecer e aprender algo sobre outros setores que possuem alguma relação com alimentos.

— Doces e confeitaria foi o que mais me chamou a atenção. Isso, no entanto, você descobre depois de percorrer e conhecer as inúmeras possiblidades dentro desse fabuloso mundo dos alimentos. Nele, eu consegui custear todo o curso produzindo e vendendo doces, e com certeza eu faria tudo de novo. Foi e continua sendo fantástico.

GOSTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Vanessa explica que a experiência de estar cozinhando aos sábados era incrível. Em cada aula prática, aprendia novos pratos, a origem, o porquê daqueles ingredientes e diferentes temperos, a combinação de pratos para agradar o paladar das pessoas. A gastronomia, disse ela, vai muito além de cozinhar, e o curso te dá o embasamento necessário para ser um profissional reconhecido, em um mercado que está em grande evolução.

— Você pode cozinhar em casa apenas, ou servir jantares, vender alimentos, prestar consultorias, ministrar aulas. É uma profissão que está ganhando muito mercado. Se alimentar é algo que a gente faz todos os dias, e ter qualidade nos alimentos e preparos, vai muito além. Acredito que quem fizer o curso de Gastronomia da Unoesc Videira, vai se apaixonar assim como eu. Mudei tudo que tinha planejado e não me arrependo. Hoje eu trabalho nos meus horários, ganho muito mais dinheiro que no emprego fixo, e tenho tempo para fazer o que gosto, e amo o que faço — concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on email
Email