O congelamento de alimentos é uma alternativa prática para quem busca otimizar o tempo na cozinha. No entanto, a perda de nutrientes ao congelar alimentos depende do tipo e do armazenamento.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a nutricionista Andrea Ferrara, da Clínica Bottura, de São Paulo, as comidas mais afetadas pelo congelamento são aquelas ricas em vitaminas sensíveis à temperatura e ao tempo de armazenamento.
“Principalmente as com vitaminas C e do complexo B. Os alimentos mais afetados são frutas cítricas, brócolis, espinafre, pimentão, frutas ricas em água como melancia, abacaxi e pêssego, além de vegetais folhosos como alface, agrião e rúcula”, destaca Andrea.
Alteração de textura e de sabor
O congelamento também pode alterar a textura e o sabor de alguns alimentos.
Leites, queijos cremosos e ovos podem sofrer alterações devido à separação de gordura ou expansão da água, afetando a qualidade.
Veja também
IFC Videira oferece cursos técnicos e de graduação gratuitos
Estiagem em Campos Novos causa prejuízos de R$ 44 milhões à agricultura
Alimentos industrializados
No caso de alimentos industrializados, como lasanhas e nuggets, a nutricionista esportiva Juliana Pompeu explica que o congelamento rápido preserva a maioria dos nutrientes.
No entanto, esses produtos podem conter conservantes, excesso de sódio e gorduras de baixa qualidade. Por isso, é importante verificar os ingredientes no rótulo.
As marmitas caseiras congeladas são uma ótima opção para quem quer praticidade e refeições saudáveis. Juliana destaca que congelar marmitas permite controlar os ingredientes e o modo de preparo, garantindo mais qualidade nutricional.
![](https://portalrbv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/congelamento_rbv-3.jpg)
Como congelar alimentos corretamente?
- Cozinhe adequadamente os alimentos antes de congelar para preservar sabor e textura.
- Resfrie rapidamente em pequenas porções ou com banho de gelo.
- Branqueie vegetais antes de congelar para evitar perda de nutrientes.
- Use recipientes de vidro para melhor conservação e segurança.
- Evite descongelar e congelar novamente para manter a qualidade.
- Armazene porções individuais para facilitar o consumo diário.
A profissional explica que os vegetais congelados logo após a colheita podem manter mais nutrientes do que os frescos, que perdem vitaminas durante o transporte e armazenamento.
“Vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C e algumas do complexo B (B1 e B2), podem sofrer pequenas perdas no processo de congelamento, mas os estudos mostram que isso não é significativo se ele for bem feito. Proteínas, carboidratos e a maioria dos antioxidantes são bem preservados”.
![](https://portalrbv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/congelamento_rbv-2.jpg)
Nossas Redes Sociais