O programa estadual Defesa Civil na Escola segue consolidado em Santa Catarina, abrangendo todas as regiões do estado, incluindo a área da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP). Criado como projeto piloto em 2013, o programa tem sido aplicado anualmente, promovendo a conscientização e a adaptação às mudanças climáticas para alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Paulo César Gaiovis, todas as escolas estaduais das coordenadorias regionais de Videira e Caçador já aderiram à iniciativa. Além disso, municípios como Videira e Caçador contam com 100% de adesão das escolas municipais e privadas.
O programa é considerado a maior iniciativa de proteção e prevenção do Estado, pois ensina os estudantes sobre eventos climáticos adversos, seus impactos e como se proteger. A metodologia integra as aulas regulares, com temas como formação de nuvens, ocorrência de granizo e alertas preventivos sendo trabalhados junto às disciplinas, especialmente geografia e ciências.
Veja também
Consumo de energia no Brasil aumenta 2,2% devido a onda de calor
Sebrae Delas auxilia startup videirense a ganhar prêmio
Defesa Civil emite alerta para temporais e chuvas intensas em SC
As inscrições para a edição de 2025 já estão abertas e devem ser realizadas até 28 de fevereiro. Cada escola é responsável pelo processo, selecionando um professor que passará por um curso de 80 horas em plataforma online antes de iniciar as atividades com os alunos. O curso começa em abril, seguido pela entrega dos materiais no meio do ano e o início das atividades com os estudantes entre julho e novembro.
Este ano, como novidades, as escolas participantes receberão uma nova cartilha e livros atualizados para alunos e professores, tornando o conteúdo ainda mais acessível e atualizado.
Nossas Redes Sociais