Os alunos da 11ª turma do curso de Medicina da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) iniciaram esta semana um processo de ambientação nos espaços de saúde de Caçador. Durante a atividade, os estudantes visitaram o Hospital Maice, a Secretaria da Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), locais onde realizarão estágios e aulas práticas ao longo da graduação.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A professora Solange de Bortoli Beal, que acompanhou os acadêmicos no primeiro dia de campo, destacou a importância da atividade para a integração dos alunos com a realidade local.
“Vamos ambientá-los aos locais onde farão aulas práticas, teóricas e estágios. Serão no mínimo oito semestres, participando de disciplinas como a Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC), além de outras aulas práticas e estágios. O objetivo é que conheçam a realidade e o território onde estarão inseridos. Percebemos um olhar de comprometimento e isso também nos deixa, como professores, muito satisfeitos”, afirmou.
Veja também
Vereadores de Caçador farão sessão comunitária no Distrito de Taquara Verde
Fábricas de Santa Catarina são alvo de apreensão de “café fake”
Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”
Entre os novos acadêmicos, está Juliano Passos, bombeiro voluntário que agora inicia sua jornada na Medicina. Para ele, a formação médica é uma oportunidade de ampliar sua atuação na saúde da comunidade.
“A experiência como bombeiro me dá uma bagagem no atendimento pré-hospitalar, que é muito diferente do ambiente intra-hospitalar. Sempre tive a vontade de ajudar e de contribuir para a nossa comunidade caçadorense. Agora, vamos tentar contribuir um pouco mais. Fazer Medicina sempre foi um sonho meu, e, apesar da idade um pouco mais avançada, surgiu a possibilidade e estou cursando. Conhecer os locais onde teremos aulas de campo é fundamental. É necessário conhecer a equipe multidisciplinar que irá nos auxiliar e nos orientar durante essa caminhada”, destacou.
A Uniarp tem investido na formação médica com forte integração entre teoria e prática, aproximando os acadêmicos das unidades de saúde desde os primeiros semestres. Essa abordagem permite que os futuros profissionais compreendam de perto os desafios e demandas da saúde pública.

Nossas Redes Sociais