Rádios RBV

Teste do Olhinho passa a ser obrigatório em toda a rede de saúde de SC

O teste tem como objetivo a detecção precoce de retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular

Fonte:
ASCOM | SES

O Governo do Estado torna obrigatória a realização do Teste do Reflexo Vermelho, conhecido por Teste do Olhinho, para a detecção de retinoblastoma nos recém-nascidos em todas as maternidades e hospitais públicos e privados de Santa Catarina a partir desta quinta-feira (27). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já realiza o teste nas unidades próprias. O exame precisa ser feito nas primeiras 72 horas após o nascimento do bebê.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A lei 19.108, de 29 de novembro de 2024, sancionada pelo governador Jorginho Mello, prevê ainda que o exame deverá ser repetido aos 4 (quatro), 6 (seis) e 12 (doze) meses após o nascimento, nas unidades de Atenção Básica de Saúde. E, também, em consulta especializada, aos 2 (dois) e 3 (três) anos de idade.

“As maternidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde já realizam o Teste do Olhinho nas primeiras horas de vida do recém-nascido. É um exame simples e não invasivo. Nas Unidades Básicas de Saúde, o exame é feito quando os pais levam o bebê para a consulta de avaliação de crescimento e desenvolvimento, e o profissional anota os resultados na carteira da criança. A lei veio para regulamentar a adequação e manutenção do exame em todas as unidades”, explica a diretora de Atenção Primária à Saúde, Angela Blatt Ortiga.

O Teste do Olhinho é um exame simples, rápido e indolor. Não necessita de dilatação das pupilas, utiliza equipamento simples de baixo custo, como o oftalmoscópio direto.

Veja também

Melhor técnico de judô de Santa Catarina é de Videira

Deputado Mauro de Nadal assume Bancada do Oeste na ALESC

O exame deve ser realizado por pediatra ou médico da saúde da família capacitado durante a avaliação clínica do recém-nascido.

Caso a criança tenha nascido fora do ambiente hospitalar, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), devem fazer a avaliação. Os resultados são anotados na caderneta da criança, fornecida a cada nascido vivo no estado.

Havendo o diagnóstico de retinoblastoma, imediatamente os pais ou responsáveis devem ser comunicados, e a criança, encaminhada para o devido tratamento no serviço de referência.

Triagem neonatal em SC

A triagem neonatal é uma das etapas fundamentais da atenção à saúde do recém-nascido, identificando precocemente doenças congênitas e outras condições de saúde que possam comprometer o desenvolvimento saudável da criança.

Em Santa Catarina, os exames realizados nos primeiros dias de vida são

  • Teste do Pezinho,
  • Teste da Orelhinha,
  • Teste do Coraçãozinho,
  • Teste da Linguinha e
  • Teste do Olhinho

A integração dessas ações de triagem neonatal assegura uma abordagem abrangente e preventiva, focada na promoção da saúde e bem-estar das crianças desde os primeiros dias de vida, contribuindo para a redução das taxas de mortalidade e morbidade neonatal.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

1º de Maio: Origem e importância do Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio,...

MPSC denuncia motorista bêbado por morte de casal

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) formalizou uma...

Bilhete com ameaça de atentado em escola assusta comunidade

Uma ameaça envolvendo um aluno de 13 anos mobilizou...

Jovem de Caçador é achado morto sob cama em Catanduvas

Um jovem de 22 anos, natural de Caçador, foi...

Mais Lidas da semana

Criança é esquecida em veículo e morre em Videira

Uma criança foi encontrada morta dentro de um veículo...

Filha de ex-prefeito de Pinheiro Preto morre em acidente na BR-101

Na madrugada deste sábado (26), por volta das 4h,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem feriado com predomínio do sol

A previsão do tempo para Santa Catarina indica a...

Bolsonaro tem piora clínica e segue na UTI em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade...

Prefeitura de Videira apura caso de agressão em Posto de Saúde

A Administração Municipal de Videira, por meio da Secretaria...

Outros Tópicos Interessantes