A Unidade de Saúde Básica (UBS) Bela Vista, em Tangará, implementou mudanças no fluxo de atendimento após sugestões da comunidade. A enfermeira Marisa Kochan explicou que o processo de acolhimento foi reformulado para garantir um atendimento mais organizado e eficiente.
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“Agora, o atendimento não será mais por ordem de chegada. Vamos organizar os pacientes conforme a demanda”, afirmou Marisa.
Antes, muitos pacientes chegavam de madrugada para garantir a vez, resultando em longas esperas e desistências.
Com a nova abordagem, a equipe de enfermagem realizará uma escuta qualificada para priorizar as necessidades de cada paciente.
A enfermeira destacou que casos simples, como exames de rotina, poderão ser atendidos pela equipe de enfermagem da UBS, sem a necessidade de consulta médica.
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“Se o paciente não tiver queixas, podemos resolver diretamente. O atendimento médico será necessário apenas para demandas mais complexas, como crises hipertensivas ou encaminhamentos para especialistas”, explicou.
Para garantir o atendimento médico, a unidade também oferecerá agendas diárias.
Nos dois primeiros horários, serão atendidos pacientes já agendados. Após isso, a equipe atenderá a demanda do dia vinda para a UBS.
Além disso, quatro consultas de “hiperdia” estarão disponíveis tanto de manhã quanto à tarde, com agendamento via WhatsApp.
A renovação de receitas para medicações contínuas será facilitada, com a possibilidade de o paciente agendar o atendimento antes que o prazo termine.
“A organização do paciente é essencial para que o atendimento seja mais eficiente”, completou Marisa.
Essas mudanças visam melhorar a experiência do paciente e otimizar o atendimento na unidade de saúde.
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