Menu

Saúde mental de jovens preocupa projeto no Meio-Oeste de SC  

Comarca de Tangará quer interação entre conselhos tutelares e gestores municipais

Fonte:
NCI/TJSC

O projeto Fortalecer para Proteger tem promovido, desde o fim de 2024, uma série de encontros com os Conselhos Tutelares de Tangará, Ibiam e Pinheiro Preto, na região do Meio-Oeste catarinense. A mais recente capacitação com os conselheiros dessas três cidades ocorreu na semana passada, com o intuito de reforçar o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A preocupação com a questão da saúde mental dos adolescentes foi identificada nesses encontros. O próximo passo desta iniciativa da Justiça de Tangará é envolver os prefeitos, presidentes das Câmaras de Vereadores e secretários de Saúde, Educação e Assistência Social desses municípios que integram a comarca.

Dois ciclos de encontros já ocorreram e totalizaram quatro dias de capacitação, com boa receptividade dos conselheiros, de acordo com a assistente social forense Myriane Gonçalves da Silva. “Todos estão muito abertos nesta parceria em prol da proteção das crianças e da diminuição da violência e violação dos direitos. Esta troca de experiências e, especialmente, a compreensão da legislação e de algumas normas são muito importantes para o fortalecimento do sistema e o trabalho como um todo”.

Veja também

Tangará inicia grupo de apoio para tratar a dependência química

Conclua seus estudos! EJA em Tangará está com matrículas abertas

BRF não pode recusar afastamentos com atestados médicos externos

A servidora destaca que a proteção das crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva de acordo com a Constituição Federal. A próxima etapa dos trabalhos será uma reunião com os prefeitos e secretários municipais de Saúde, agendada para o dia 12 de março. “Esse será um momento importante de avanço, em que apresentaremos o planejamento completo e buscaremos apoio para garantir a continuidade do projeto”.

Um dos desafios emergentes identificados pelos conselheiros tutelares e pela comarca local diz respeito à saúde mental dos adolescentes. “Temos um índice muito alto de jovens em situação de vulnerabilidade tomando medicação para ansiedade e depressão, além do envolvimento com drogas”, aponta a assistente social.

Na reunião com os gestores municipais para ampliar o diálogo, antecipa Myriane, esse tema estará na pauta. “Vamos discutir, além de outras políticas públicas, alternativas para ampliar o atendimento em saúde mental nos três municípios. São cidades pequenas, sem muitos serviços especializados, mas a demanda é urgente”, destaca. Outro ponto que será tratado com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e os presidentes das câmaras é a mudança da legislação do Conselho Tutelar.

Dividido em cinco eixos principais — Integração, Capacitação Contínua, Fortalecimento Institucional, Promoção dos Direitos e Protagonismo Juvenil, além de Sensibilização e Mobilização Social —, o projeto estabelece um cronograma mensal de atividades para aprimorar a articulação e o desempenho das entidades envolvidas. Entre as ações programadas estão reuniões periódicas entre representantes dos municípios, capacitações para conselheiros e discussões sobre a legislação que regula os conselhos tutelares.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Publicidade

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Outros Tópicos Interessantes

Últimas Notícias

Começa a festa dos 91 anos de Caçador

A Prefeitura de Caçador deu início neste sábado, 22,...

Idoso fica ferido após capotamento em Fraiburgo

um homem de 70 anos ficou ferido após perder...

Jovens ficam gravemente feridos em acidente na BR-116

Na noite desta sexta-feira (21), um grave acidente de...

Piloto sofre queda de parapente em Tangará

O Corpo de Bombeiros Militar de Tangará foi acionado...

Mais Lidas da semana

Mulher morre em Videira e polícia investiga feminicídio ou overdose

Na manhã deste domingo (16), a Polícia Militar e...

Identificada mulher que morreu em acidente na SC-135

Foi identificada a mulher que morreu em acidente na...

Primeiras mudanças no trânsito acontecerão no dia 06 de abril

A Administração Municipal de Videira vai colocar em prática,...

Acidente com dois mortos na SC-350 em Caçador

Um grave acidente na manhã desta quarta-feira (19) tirou...

Corpos das vítimas do acidente na SC-350 estão sendo reconhecidos

Os corpos das vítimas fatais do acidente na SC-350...
Publicidade