Rádios RBV

Após incêndio, Vale Samba emite nota oficial sobre a tragédia

Barracão foi totalmente consumido pelas chamas na manhã desta quarta-feira, 02, em Joaçaba

Fonte:
Ernesto Júnior e Silvia Zatta | Portal RBV

Horas após ver o seu barracão ser consumido pelas chamas, a Escola de Samba Vale Samba, atual campeã do Carnaval de Joaçaba, emitiu uma nota oficial sobre a tragédia. Na nota, a escola, que nasceu em 1979 e é atualmente a maior campeã do carnaval de Joaçaba, comentou sobre as primeiras constatações sobre o fogo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A nota inicia com a constatação de que a escola enfrentou, nesta quarta-feira, um dos piores momentos da sua história: 

“Hoje, enfrentamos um dos momentos mais difíceis da nossa história. Um incêndio de grandes proporções atingiu o barracão da nossa escola, consumindo boa parte da estrutura e deixando marcas que jamais serão esquecidas. Anos de história, dedicação e memórias foram levados pelas chamas, mas nossa força e união permanecem intactas”

O texto segue com agradecimentos para o Corpo de Bombeiros e também para a prefeitura de Joaçaba. “Agradecemos imensamente a todos pelas mensagens de apoio. Cada palavra de conforto nos fortalece neste momento tão difícil. Nosso reconhecimento também ao Corpo de Bombeiros, que prontamente atendeu à ocorrência, e à Prefeitura, que está nos auxiliando neste momento de reconstrução”.

O texto encerra com uma mensagem de força a todos os que ajudam a escola a entrar na avenida XV de Novembro.

Ainda estamos processando tudo o que aconteceu, mas de uma coisa temos certeza: o Azul e Branco vai se reerguer!

Veja também:

Lançado programa que oferece 30 mil CNHs gratuitas em SC

Tomate sobe 73,78% e afeta o custo do mercado em Videira

Outras instituições também emitiram notas em apoio à Vale Samba após o incêndio 

Ainda na manhã desta quarta-feira, outras instituições emitiram notas oficias em relação à destruição causada pelo incêndio que atingiu a Vale Samba. A Escola Unidos do Herval publicou nas redes sociais uma nota de apoio.

A Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste – LIESJHO publicou nas suas redes sociais uma nota oficial assinada pelo presidente Jorge Zamoner. No texto, a entidade emite apoio à Vale Samba após o corrido. 

Nosso presidente Jorge Zamoner, em nome da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIESJHO), manifesta seu profundo pesar e solidariedade à Escola de Samba Vale Samba, atual campeã do Carnaval Joaçaba, diante do trágico incêndio que destruiu sua sede e um legado de mais de 40 anos de história.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste momento de dor, nos unimos à diretoria, componentes, carnavalescos e toda a comunidade que construiu e fez parte dessa trajetória. A Vale Samba sempre foi um símbolo de resistência e dedicação, levando alegria e cultura para nossa Capital Catarinense do Carnaval.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A LIESJHO se coloca à disposição para apoiar a escola neste momento difícil, reforçando a união da comunidade carnavalesca em prol da reconstrução desse importante patrimônio cultural.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Toda a família do Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste está ao lado da Vale Samba. Vamos superar este desafio juntos e, com força e determinação, reconstruiremos essa história para que o brilho e a emoção do samba sigam encantando gerações na avenida.

Outros órgãos também emitiram notas de apoio sobre o corrido em Joaçaba na manha desta quarta-feira.

Relembre o incêndio na Vale Samba

Na manhã desta quarta-feira, 02 de abril, um incêndio de grandes proporções destruiu completamente o barracão da Escola de Samba Vale Samba, situado na Vila Pedrini, em Joaçaba, no Meio-Oeste.

O fogo teve início por volta das 07h15 e gerou uma enorme coluna de fumaça, visível de diversas partes da cidade. A estrutura do barracão foi completamente consumida pelas chamas. O Corpo de Bombeiros de Joaçaba foi rapidamente acionado, enviando pelo menos quatro viaturas para combater as chamas.

Apesar dos esforços das equipes, o incêndio foi difícil de controlar devido à grande quantidade de materiais inflamáveis armazenados no local, como fantasias, alegorias e outros itens da escola de samba.

O telhado desabou e a estrutura do barracão colapsou em poucos minutos, tornando o trabalho ainda mais desafiador. As alegorias e fantasias, que seriam utilizadas nos próximos carnavais, também foram completamente destruídas.

O barracão da Vale Samba, que foi a campeã do Carnaval de 2025, sofreu perdas irreparáveis. Além da estrutura, diversos itens essenciais para o desfile de 2026 foram destruídos. O prejuízo material ainda não foi calculado, mas é considerado significativo para a escola e seus integrantes.

A área foi completamente interditada pela Polícia Militar, e as equipes de rescaldo ainda atuam para controlar os focos remanescentes do incêndio.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem é encontrado morto sob ponte no centro de Videira

Um homem foi encontrado sem vida no final da...

Avião faz pouso forçado em meio a carros e caminhões na BR-101

Um avião monomotor precisou realizar um pouso forçado na...

SC registra a primeira temperatura negativa do ano

Urupema, município da Serra de Santa Catarina, que chega...

Taxista de Fraiburgo e passageira morrem em grave acidente

Um trágico acidente resultou na morte de duas pessoas....

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Lançado programa que oferece 30 mil CNHs gratuitas em SC

Na terça-feira, 1º de abril, o governador Jorginho Mello...

Desaprovação de Lula cresce e alcança 56%, revela pesquisa

A desaprovação do governo Lula (PT) alcançou 56%, o...

“Foi um acidente. Não tem como culpar ninguém”, diz jovem sobrevivente de colisão

Ainda internado no Hospital Maicé, em Caçador, Emerson de...

Safra do pinhão 2025 deve ter queda de 35% em SC

A colheita do pinhão começou oficialmente em Santa Catarina...

Outros Tópicos Interessantes