STF proíbe revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios

No entanto, a revista íntima pode ocorrer em situações excepcionais, como quando não for possível usar scanners corporais ou aparelhos de raio-X

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (02), que revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios são ilegais. A medida visa coibir procedimentos invasivos que humilham os visitantes. Assim, qualquer prova obtida por meio de revistas que envolvam a retirada de roupas ou exames invasivos será considerada ilícita.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No entanto, a revista íntima pode ocorrer em situações excepcionais, como quando não for possível usar scanners corporais ou aparelhos de raio-X, e quando houver indícios robustos e verificáveis de suspeita.

Publicidade

Nesse caso, o visitante precisa concordar com o procedimento, e, se recusar, a visita será impedida.

O Supremo também estabeleceu que, nas situações em que a revista íntima for necessária, ela deve ser realizada de forma respeitosa, em um local adequado e com profissionais do mesmo gênero do visitante.

Em casos que envolvem menores de idade ou visitantes incapazes de consentir, a revista deverá ser feita no preso que recebeu a visita.

Veja também

Trânsito de Videira: Equipe técnica implementa ajustes no projeto

Anvisa proíbe lâmpadas de alta potência para bronzeamento artificial

A decisão ainda define que, em caso de abuso por parte dos servidores, estes serão responsabilizados.

Quando houver desnudamento ou exames invasivos, a inspeção deverá ser conduzida por profissionais de saúde.

O julgamento envolveu o caso de uma mulher acusada de tráfico de drogas, que foi absolvida após a prova obtida por meio de revista íntima ser considerada ilícita.

O Ministério Público estadual recorreu ao STF, mas a corte manteve a decisão, negando a validade da prova.

A tese adotada pelo STF também determina que, no prazo de 24 meses, todos os presídios do país devem contar com equipamentos de segurança modernos, como scanners corporais, esteiras de raio-X e detectores de metais, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional.

A medida visa aprimorar a segurança nos presídios sem recorrer a procedimentos vexatórios ou invasivos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações STF

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

00:00:00

RBV Notícias Videira e Tangará – 03/07/2026 – Edição 1586

https://www.youtube.com/watch?v=Lo1dvZW8it0

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 33 milhões

A Mega-Sena voltou a acumular após nenhum apostador acertar...

FIFA é processada em US$ 1 bilhão por eliminação do Irã na Copa de 2026

A FIFA e o presidente da entidade, Gianni Infantino,...

Exportações de Videira crescem 33,8% e Japão lidera compras do município

Videira segue fortalecendo sua presença no mercado internacional. Entre...

Sobrevivente relata tragédia que matou dois operários em Caçador

A tragédia registrada na tarde da quarta-feira (1º) em...
00:18:25

Aumento nos casos de bronquiolite preocupa pediatras

O aumento dos casos de bronquiolite em Caçador tem...