Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

STF proíbe revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios

No entanto, a revista íntima pode ocorrer em situações excepcionais, como quando não for possível usar scanners corporais ou aparelhos de raio-X

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (02), que revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios são ilegais. A medida visa coibir procedimentos invasivos que humilham os visitantes. Assim, qualquer prova obtida por meio de revistas que envolvam a retirada de roupas ou exames invasivos será considerada ilícita.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No entanto, a revista íntima pode ocorrer em situações excepcionais, como quando não for possível usar scanners corporais ou aparelhos de raio-X, e quando houver indícios robustos e verificáveis de suspeita.

Publicidade

Nesse caso, o visitante precisa concordar com o procedimento, e, se recusar, a visita será impedida.

O Supremo também estabeleceu que, nas situações em que a revista íntima for necessária, ela deve ser realizada de forma respeitosa, em um local adequado e com profissionais do mesmo gênero do visitante.

Em casos que envolvem menores de idade ou visitantes incapazes de consentir, a revista deverá ser feita no preso que recebeu a visita.

Veja também

Trânsito de Videira: Equipe técnica implementa ajustes no projeto

Anvisa proíbe lâmpadas de alta potência para bronzeamento artificial

A decisão ainda define que, em caso de abuso por parte dos servidores, estes serão responsabilizados.

Quando houver desnudamento ou exames invasivos, a inspeção deverá ser conduzida por profissionais de saúde.

O julgamento envolveu o caso de uma mulher acusada de tráfico de drogas, que foi absolvida após a prova obtida por meio de revista íntima ser considerada ilícita.

O Ministério Público estadual recorreu ao STF, mas a corte manteve a decisão, negando a validade da prova.

A tese adotada pelo STF também determina que, no prazo de 24 meses, todos os presídios do país devem contar com equipamentos de segurança modernos, como scanners corporais, esteiras de raio-X e detectores de metais, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional.

A medida visa aprimorar a segurança nos presídios sem recorrer a procedimentos vexatórios ou invasivos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações STF

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Crianças escapam de incêndio em comunidade do interior

Duas crianças escaparam de um incêndio de grandes proporções...

Gasolina oscila entre cidades catarinenses e mantém média de R$ 6,54

O valor da gasolina em Santa Catarina segue praticamente...

Justiça libera prêmio de R$ 103 milhões para ganhadora da Mega-Sena

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) determinou, na...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Menina de 5 anos esquecida dentro de carro é internada em estado grave

Uma menina de 5 anos passou por um quadro...

Outros Tópicos Interessantes