Rádios RBV

Empresa diz ter dado vida a espécie extinta há 10 mil anos

O animal ficou famoso em Game of Thrones, onde os Stark possuem lobos gigantes chamados "lobos-terríveis"

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

A Colossal Biosciences, empresa focada na reabilitação de espécies extintas, anunciou na segunda-feira (07) um marco histórico no campo da biotecnologia: a primeira desextinção de uma espécie. O lobo-terrível, também conhecido como “dire wolf”, que viveu há mais de 10 mil anos, foi “trazido de volta” à vida com o nascimento de três filhotes. Este avanço ocorre após o sucesso em tentativas anteriores de recriar mamutes e camundongos com características semelhantes a essas espécies extintas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a Colossal, os três filhotes de lobo-terrível nasceram após a aplicação de técnicas avançadas de edição genética e o uso de DNA extraído de fósseis antigos.

A dupla inicial, chamada Rômulo e Remo, veio ao mundo em 1º de outubro de 2024, enquanto Khaleesi, o terceiro filhote, nasceu em 31 de janeiro de 2025.

A empresa revelou que os filhotes foram gerados a partir de células geneticamente editadas de lobos modernos, com ajustes em 20 regiões do genoma para replicar características do lobo-terrível original, como tamanho, dentes maiores e vocalização distinta.

É importante destacar que, embora esses filhotes possuam traços semelhantes aos lobos-terríveis, eles não são réplicas exatas, mas sim híbridos geneticamente modificados.

Veja também

Chuvas aliviam estiagem, mas perdas na agricultura persistem

Videira registra 118 casos confirmados de dengue

“Este momento marca não apenas um marco para nós como empresa, mas também um salto para a ciência, a conservação e a humanidade”, afirmou a Colossal em uma postagem no X.

Especialistas alertam, no entanto, que ainda é cedo para considerar essa realização como a recriação completa de uma espécie extinta.

O estudo, que descreve o processo, ainda não foi publicado em revistas científicas nem revisado por pares.

A empresa usou técnicas de clonagem e edição genética, editando células de lobos modernos para corresponder ao DNA dos lobos-terríveis.

Essas células foram implantadas em óvulos desnucleados e gestadas por cadelas mesticas de grande porte.

A Colossal também revelou que utilizou a tecnologia CRISPR, uma “tesoura genética”, para editar o genoma dos lobos-cinzentos, alterando 14 genes-chave para recriar as características do lobo-terrível.

A CRISPR permite cortar partes específicas do DNA, alterando a produção de proteínas e, nesse caso, restaurando características ancestrais.

Embora o feito seja promissor, ainda é preciso acompanhar os próximos passos da empresa, que pretende continuar sua pesquisa com a meta de trazer outras espécies extintas de volta à vida, incluindo o mamute-lanoso.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Coleta de lixo em Videira: Veja como fica no feriado

A Prefeitura de Videira, por meio do Serviço Autônomo...

Governo de SC estuda novo contorno viário no Morro dos Cavalos

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, autorizou a...

Quadrilha que usava App de namoro para roubo é condenada em SC

Na última semana, um grupo criminoso foi condenado pela...

SC colhe 1,2 milhão de toneladas de arroz em 2025

​Santa Catarina está prestes a concluir a colheita da...

Unoesc é a melhor universidade comunitária de Santa Catarina, segundo o MEC

A Unoesc reafirma sua excelência no ensino superior ao...

Mais Lidas da semana

Datafolha: 52% dos brasileiros defendem prisão de Jair Bolsonaro

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta terça-feira,...

Shows da banda Ira! são cancelados em SC e RS após fala do vocalista

​A 3LM Entretenimento, produtora responsável pela turnê comemorativa dos...

Casal é preso em Videira durante ação contra tráfico de drogas

Na tarde desta segunda-feira, 7 de abril, a Polícia...

Mudanças no trânsito de Videira: Avaliação do primeiro dia

No primeiro dia de implementação das mudanças no trânsito...

Previsão do Tempo: Santa Catarina terá domingo com instabilidade

A previsão do tempo em Santa Catarina para este...

Outros Tópicos Interessantes