A vinda do governador Jorginho Mello – PL para Videira na última semana trouxe em conjunto o prefeito de Florianópolis e presidente da FECAM, Topázio Neto – PSD. O prefeito que está no mesmo partido político do já pré-candidato à Casa D’Agronômica, João Rodrigues, confirmou o apoio à agenda municipalista de Mello.
Topázio ressaltou que o governador Jorginho Melo tem atuado com uma postura fortemente municipalista, reconhecendo que o crescimento econômico de Santa Catarina é resultado direto da força dos seus municípios.
“Santa Catarina cresce o dobro da média nacional porque tem uma base econômica construída nos municípios. O governador entende isso e tem feito uma gestão voltada para apoiar as cidades”
Entre os principais temas discutidos, a Reforma Tributária ganhou destaque. A FECAM está mobilizada para entender os impactos da nova legislação sobre a arrecadação municipal, já que muitos gestores ainda têm dúvidas sobre possíveis perdas ou ganhos de receita.
“A reforma foi aprovada, mas ainda há muitas incertezas. A FECAM quer antecipar esse cenário para que cada prefeito saiba exatamente como planejar o futuro financeiro do seu município”
Outro tema abordado com ênfase durantea entrevista concedida ao repórter Ernesto Júnior, foi a precariedade das rodovias federais BR-282 e BR-470, principais vias de acesso entre o Oeste catarinense e o Litoral, especialmente Florianópolis.
O prefeito da capital reforçou a urgência de investimentos:
“Mais de 80% da população catarinense vive no litoral. As BRs 282 e 470 são gargalos crônicos e precisam de duplicações e melhorias urgentes. O governador já provocou o governo federal pedindo a estadualização das rodovias para que Santa Catarina possa fazer as obras”
Topázio afirma que a agenda municipalista de Jorginho é importante para SC; assista
Perspectivas para 2025 e os rumos até 2026
De olho em 2025, a FECAM pretende continuar apoiando as cidades em temas como infraestrutura, gestão fiscal e políticas públicas municipais. Já em relação ao cenário político de 2026, Topázio Neto reforçou que ainda é cedo para discussões eleitorais, e que seu foco permanece na administração de Florianópolis.
“Fui eleito para administrar a capital e é isso que vou fazer até o fim do mandato. Apoio o governador Jorginho Melo pelos projetos voltados ao estado, e não por interesses políticos”