A Prefeitura de Videira iniciou um importante processo de revisão do Plano Diretor, documento que regula o desenvolvimento urbano do município. Este plano é essencial para o futuro da cidade, pois estabelece as diretrizes para seu crescimento e organização.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A primeira ação foi uma reunião realizada na quarta-feira (23), organizada pela Secretaria de Planejamento e Projetos, com a participação dos membros da Câmara Técnica do Conselho do Plano Diretor.
O conselho é composto por representantes de diversas entidades, como a
- ACIAV,
- CDL,
- CREA,
- AREAVID,
- Câmara de Vereadores,
- CRECI,
- Conselho de Arquitetura e Urbanismo,
- VISAN e a
- Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda.
O prefeito Wilmar Carelli destacou que essa revisão é uma resposta a um compromisso assumido com a população e a iniciativa privada.
Veja também
45% dos videirenses usam a rádio para ficar por dentro das promoções do comércio
Instituto Master inaugura dois centros culturais e educacionais em Videira
Desde a publicação da versão atual do plano, em 2020, críticas apontaram que o documento estava limitando o desenvolvimento urbano de Videira.
“O Plano Diretor é um pacto entre a sociedade e os governos atuais e futuros. Ele influencia questões como o tempo de deslocamento na cidade, a segurança, a qualidade de vida, as questões habitacionais e industriais, além da capacidade de prevenção a eventos climáticos extremos.”, explicou Carelli.
Para garantir que o novo plano atenda às necessidades da cidade e da população, o secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Fernando Gardini, informou que a revisão será um processo participativo.
“Será uma revisão com várias etapas, incluindo audiências públicas, para garantir que a lei reflita as expectativas dos cidadãos”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância de adaptar o Plano Diretor às mudanças que o município tem vivenciado, como o crescimento populacional e o desenvolvimento de novas áreas.
Além disso, a revisão permitirá o aprimoramento das diretrizes de desenvolvimento e a adequação às normas municipais e federais.
Gardini afirmou que o objetivo é garantir que o Plano Diretor seja um instrumento de planejamento eficiente e duradouro, promovendo um desenvolvimento sustentável e alinhado às necessidades da população.
O processo de revisão, portanto, será um passo importante para assegurar o crescimento ordenado e a qualidade de vida para as futuras gerações de Videira.
Nossas Redes Sociais