O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou na última sexta-feira, 9 de maio, as datas para as inscrições e aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que segue sendo a principal porta de entrada para as universidades brasileiras.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O período de inscrições será entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Durante este período, os candidatos poderão garantir sua participação no exame.
As provas objetivas e a redação serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro.
Detalhes adicionais, como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, serão informados no edital oficial, que será publicado em breve.
Vale ressaltar que o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição já foi encerrado no último dia 2 de maio.
Exame Nacional do Ensino Médio
O Enem é uma avaliação que examina o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de 20 anos, o exame se consolidou como a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, seja por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni), ou de outras políticas públicas voltadas à educação superior. Além disso, muitas instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem como critério para a seleção de novos alunos.
Os resultados do Enem também têm grande importância para o acesso a benefícios financeiros, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, as notas do exame podem ser usadas em processos seletivos de universidades portuguesas que têm convênios com o Inep, facilitando a entrada de estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal.
Nossas Redes Sociais