Rádios RBV

Menu

Anvisa inicia monitoramento nacional de resíduos de agrotóxicos em alimentos

A ação vai monitorar 13 alimentos consumidos diariamente pela população, como morango, café, feijão, batata e trigo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início ao ciclo 2025 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), com o objetivo de monitorar a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos consumidos no Brasil. Essa ação é realizada em parceria com estados, municípios e laboratórios centrais de saúde pública, como o de Minas Gerais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Neste ciclo, a Anvisa planeja coletar 3.505 amostras de 13 alimentos, incluindo

  • abacaxi,
  • amendoim,
  • batata,
  • brócolis,
  • café em pó,
  • feijão,
  • laranja,
  • mandioca (farinha),
  • maracujá,
  • morango,
  • quiabo,
  • repolho e
  • trigo (farinha).

As coletas ocorrerão entre maio e dezembro de 2025, abrangendo o Distrito Federal e 26 estados brasileiros.

Esse ciclo faz parte do terceiro ano do Plano Plurianual 2023–2025, que visa monitorar 36 alimentos representativos da dieta brasileira.

Metodologia de coleta e análise

As amostras serão coletadas semanalmente em pontos de venda, como supermercados e sacolões, por equipes das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.

Os alimentos serão analisados em laboratórios especializados, utilizando métodos reconhecidos internacionalmente.

O programa avalia a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal, visando mitigar riscos à saúde decorrentes da exposição a essas substâncias pela dieta.

Resultados e ações da Anvisa

Desde sua criação em 2001, o PARA já analisou cerca de 45 mil amostras de 36 tipos de alimentos de origem vegetal. Os resultados obtidos subsidiam medidas para corrigir irregularidades e avaliar riscos à saúde pública.

Em edições anteriores, foram identificados casos de uso inadequado de agrotóxicos, como o carbofurano e o procloraz, substâncias proibidas no Brasil.

A Anvisa destaca que, apesar de algumas irregularidades, a maioria das amostras analisadas está dentro dos padrões estabelecidos, com 37% sem resíduos detectáveis e 36,9% apresentando resíduos dentro dos limites permitidos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Casal de influenciadores é preso com mais de 170 kg de drogas em SC

Uma operação de inteligência da Polícia Militar de Santa...

Obras interditam ponte de Santa Lúcia em Videira por 7 dias

A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, interior...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

APAE de Videira realiza bazar com produtos apreendidos pela Polícia Federal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Outros Tópicos Interessantes