Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Presidente da CBF afastado busca reverter decisão judicial no STF

19 federações estaduais assinaram um manifesto pedindo a renovação da CBF

A defesa de Ednaldo Rodrigues, presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entrou nesta quinta-feira (16) com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a decisão do desembargador Gabriel Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que o destituiu do cargo. O pedido está vinculado à ação que questiona a validade de acordos firmados entre o Ministério Público e entidades esportivas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além da anulação, a defesa solicitou que, caso o STF não acolha o pedido, seja respeitado o estatuto da CBF.

Publicidade

Esse estatuto determina que, em caso de vacância da presidência, o vice-presidente mais idoso deve assumir o comando da entidade. Nesse cenário, Hélio Menezes assumiria a presidência de forma interina.

O julgamento do caso está agendado para o dia 28 de maio, no STF. Nessa mesma ação, o Supremo havia decidido anteriormente pela recondução de Ednaldo à presidência da CBF em janeiro de 2024, por meio de liminar do ministro Gilmar Mendes.

A defesa de Ednaldo também pediu urgência na notificação da decisão a Gabriel Zéfiro e solicitou que o TJRJ se abstenha de emitir novas decisões que interfiram na gestão da CBF enquanto a liminar estiver válida.

A crise começou após o desembargador Zéfiro anular o acordo que garantiu a permanência de Ednaldo no cargo, alegando “incapacidade mental e possível falsificação da assinatura de um dos signatários”, referindo-se ao ex-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes: “Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela corte superior…””

CBF desiste de Ancelotti e nega camisa vermelha da Seleção Brasileira
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em resposta, o vice-presidente Fernando Sarney foi nomeado como interventor. Segundo ele, sua gestão será transitória. “Não vou mexer com isso, não. O futebol segue a sua vida. Sou apenas transitório”, afirmou à imprensa.

Sarney rompeu politicamente com Ednaldo e lidera o grupo opositor. Na semana passada, ao lado da deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ), ele ingressou com uma ação no STF apontando suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes no acordo firmado no início do ano.

Manifesto pedindo “renovação do futebol brasileiro”

Após a destituição, 19 federações estaduais assinaram um manifesto pedindo “renovação do futebol brasileiro”. Apesar de não citarem Ednaldo, a ausência de apoio ficou evidente. Importantes federações como São Paulo, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais não assinaram a carta.

Um dos signatários afirmou que “o candidato será definido dentro do grupo”, indicando articulações para formação de nova chapa.

Fernando Sarney, por sua vez, declarou que convocará novas eleições “o mais rápido possível”, como determina a decisão do TJRJ.

Enquanto isso, Ednaldo segue recorrendo às instâncias superiores para reassumir o cargo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações GE

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Secretário destaca programas de apoio ao produtor durante Campo Demonstrativo

A 18ª edição do Campo Demonstrativo da Coopervil e...

Setor madeireiro celebra decisão da Suprema Corte

O presidente do Sindicato Patronal da Madeira de Caçador,...

Ação Bota Fora acontece neste sábado no bairro De Carli, em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira realiza neste...

Fim de semana terá chuva e risco de temporais em Santa Catarina

O fim de semana será marcado por instabilidade e...

Caçador participa do 2º Simulado Estadual da Defesa Civil

Caçador participa, no dia 1º de março, do segundo...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Polícia Militar registra mais de 15 mil inscritos para vagas temporárias

Foram encerradas na semana passada as inscrições para o...

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Seis tetraplégicos voltam a andar graças a cientista brasileira

Após quase três décadas de pesquisa dedicada, a cientista...

Outros Tópicos Interessantes