Em todo o mundo, os museus desempenham um papel crucial na preservação da história, da cultura e das memórias de uma sociedade. Eles são pontos de encontro entre o passado e o presente, permitindo que possamos entender de onde viemos e o que nos aguarda no futuro. Em Videira, o Museu do Vinho Mário Pellegrin, com mais de 80 anos de história, é um símbolo de preservação cultural.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O Museu do Vinho Mário Pellegrin, é um espaço cultural que preserva e celebra a história da vitivinicultura local.
Inaugurado em 1983, o museu ocupa a histórica Casa Canônica, construída em 1931 pelos padres Salvatorianos para abrigar a Paróquia da antiga Vila Perdizes.
Em 2002, o edifício foi tombado como patrimônio histórico estadual, reconhecendo sua importância arquitetônica e cultural.
O acervo do museu é composto por mais de 500 peças que retratam a história da produção de uvas e vinhos na região.
Veja também
Ligação entre Amarante e Santa Gema recebe pavimentação asfáltica em Videira
Vereadora Jana Guedes propõe destinar recursos de multas ao Corpo de Bombeiros de Videira
“O Museu do Vinho tem o objetivo de contar a história dos pioneiros e das famílias que trabalharam na viticultura e na agricultura de Videira”, afirma a museóloga Caroline Martelo
Equipamentos antigos utilizados pelos primeiros colonizadores, como prensas e tonéis, estão expostos, permitindo aos visitantes uma imersão na tradição vitivinícola de Videira.
Com exposições temporárias, mostras fotográficas e até sessões de cinema, o museu continua a se renovar e a atrair novos visitantes, demonstrando que, “o museu não é estático, ele é movimento”.
Nossas Redes Sociais