Em missรฃo oficial aos Estados Unidos, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, avanรงou com a expansรฃo do programa Estrada Boa, o maior plano rodoviรกrio da histรณria do Estado. Durante visita ร sede do Banco Mundial, em Washington, Jorginho obteve sinal verde para a assinatura de um contrato de financiamento de US$ 300 milhรตes, atualmente em fase final de aprovaรงรฃo no Senado Federal.
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A operaรงรฃo garante a nova etapa do programa, que prevรช R$ 3,5 bilhรตes em investimentos. โOs avanรงos do Estrada Boa melhoram a vida de quem pega a estrada e fortalecem os negรณcios que dependem das rodoviasโ, declarou o governador.
Alรฉm disso, a comitiva catarinense buscou apoio para novos projetos estratรฉgicos, como a Via Mar, uma nova rodovia no Litoral, e um plano de mobilidade urbana para a Grande Florianรณpolis.
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Estrada Boa mira mobilidade e impacto social
Com foco em desenvolvimento urbano e infraestrutura, o governo estadual quer transformar a gestรฃo das rodovias estaduais por meio do modelo CREMA (Contrato de Recuperaรงรฃo e Manutenรงรฃo). Essa abordagem integra diagnรณstico, execuรงรฃo e supervisรฃo em um sรณ contrato de 8 a 10 anos, com metas de qualidade e desempenho.
A nova fase do Estrada Boa deverรก atender mil quilรดmetros de rodovias, priorizando trechos com baixo IDH, alta incidรชncia de acidentes e eventos climรกticos. โร uma infraestrutura pensada para gerar o maior impacto social, econรดmico e logรญsticoโ, destacou o secretรกrio da Fazenda, Cleverson Siewert.
O secretรกrio Paulo Bornhausen acrescentou que o modelo catarinense poderรก servir de referรชncia para outros estados e atรฉ paรญses.
Novos contratos e mobilidade urbana em destaque
Segundo o secretรกrio Jerry Comper, os contratos da nova etapa serรฃo executados por empresas privadas. โร o Estrada Boa voltado ร manutenรงรฃo. Atรฉ dois meses devemos assinar com o Banco Mundialโ, explicou.
Na รกrea urbana, o governador autorizou um investimento previsto de US$ 200 milhรตes para implantaรงรฃo de BRT e รดnibus elรฉtricos na Grande Florianรณpolis. A proposta foi construรญda com apoio tรฉcnico do Banco Mundial, Ministรฉrio do Planejamento e Secretaria do Tesouro Nacional.
A melhoria no transporte pรบblico busca modernizar a mobilidade regional e reduzir os congestionamentos que afetam o dia a dia da populaรงรฃo.
Via Mar serรก alternativa ร sobrecarregada BR-101
Outro projeto apresentado na missรฃo internacional รฉ a construรงรฃo da Via Mar, um corredor de 145 quilรดmetros paralelo ร BR-101. A rodovia serรก viabilizada via parceria pรบblico-privada e promete desafogar o trรกfego na principal rodovia do litoral catarinense.
Atualmente em fase de planejamento, o projeto envolve estudos de impacto ambiental e traรงados tรฉcnicos. A expectativa รฉ que, com as licenรงas emitidas, a construรงรฃo tenha inรญcio em breve.
A nova rodovia serรก estratรฉgica para o escoamento de produtos e mobilidade de pessoas, sobretudo durante as temporadas de alta demanda no turismo e na logรญstica estadual.
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