Exercício simulado prepara Videira para enfrentar inundações

A ação contou com a participação de vários órgãos públicos e teve como objetivo treinar as equipes e preparar a cidade para situações de emergência

Uma movimentação atípica no Bairro Oficina Pedreirinha despertou a curiosidade dos moradores na manhã do último domingo (18). Sirenes soando, veículos oficiais circulando, ambulâncias, retroescavadeiras e equipes uniformizadas deram o tom de um cenário de emergência, e essa era, de fato, a intenção da ação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Prefeitura de Videira, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, promoveu o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres.

Publicidade

O exercício teve como objetivo principal preparar as equipes e a comunidade para uma situação real de inundação.

Durante o simulado, as autoridades evacuaram a área mais vulnerável da Pedreirinha. Os moradores foram direcionados a um abrigo temporário preparado no Lar Menino Jesus II, no Bairro Vinhedo.

Paralelamente, o Centro de Logística (Celog) foi ativado no Parque da Uva para receber e distribuir itens emergenciais como cestas básicas, telhas, lonas e outros suprimentos de ajuda humanitária.

Segundo Luiz Fernando Gardini, secretário de Planejamento e coordenador da Defesa Civil, o resultado foi extremamente positivo.

“O evento transcorreu dentro do esperado, simulando uma inundação e evacuando o local. […] Posso afirmar que o município sai deste simulado mais preparado e apto para enfrentar situações reais de inundações”.

A ação contou com a participação ativa de diversos órgãos estratégicos, como

Além disso, várias secretarias municipais integraram o exercício:

  • Planejamento,
  • Saúde,
  • Assistência Social,
  • Educação,
  • Administração,
  • Comunicação e
  • Desenvolvimento Urbano.

O sargento Egon de Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Videira, reforçou a importância dessa articulação conjunta:

“A corporação frequentemente passa por treinamentos, entretanto, o simulado foi de suma importância pois diversos órgãos públicos participaram […] Essa integração é essencial para diminuir o tempo de resposta na hora de um incidente”.

O prefeito Wilmar Carelli também comentou o impacto positivo do simulado.

“Mais do que um exercício técnico, o simulado reforçou o papel da prevenção. Assim, nossa comunidade se sente mais segura e sabe que a Administração Municipal está apta a agir em caso de desastre natural”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Publicaçao Legal – Aviso de Retificação – Processo Licitatório n. 67/2026 Pregão Eletrônico n. 29/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Ações de conscientização reforçam combate ao abuso infantil em Videira

Na última segunda-feira (18), data em que é lembrado...

Sebrae/SC mobiliza ações durante a Semana do MEI

O Sebrae/SC realiza, entre os dias 25 e 29...

Polícia apreende 200 mil figurinhas falsificadas da Copa do Mundo de 2026

Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a...

Viposa participa pela quarta vez da SC Expo Defense

O Grupo Viposa participa pela quarta vez da SC...

Alunos criam caixa que ajuda idosos a organizar medicamentos em Videira

Uma iniciativa inovadora desenvolvida por alunos do curso de...

Prefeitura de Caçador convoca população para audiências públicas

Dando continuidade ao processo, a Prefeitura de Caçador convoca...

Publicaçao Legal – Aviso de Retificação – Processo Licitatório n. 64/2026 Pregão Eletrônico n. 27/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...