Cidade do Meio-Oeste lidera ranking de qualidade de vida em Santa Catarina

Com nota 70, o município também se destacou nacionalmente, ficando entre os dez melhores do país

A cidade catarinense de Luzerna, com aproximadamente 5.794 habitantes, conquistou o primeiro lugar no Índice de Progresso Social (IPS) de Santa Catarina, com uma pontuação de 70, superando cidades como Florianópolis e Balneário Camboriú. No cenário nacional, ocupa a oitava posição entre os 5.570 municípios avaliados.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O IPS é composto por três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, que abrangem indicadores como

Publicidade

Luzerna se destaca especialmente no acesso à educação básica, com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6,9, superior à média estadual de 5,3.

Além disso, o município obteve a maior classificação em cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo saúde de qualidade, água potável e saneamento, paz, justiça e instituições eficazes, cidades e comunidades sustentáveis, e ação climática.

Esses resultados refletem investimentos em infraestrutura, educação e políticas públicas voltadas ao bem-estar da população.

Santa Catarina também se destaca no cenário nacional, ocupando o terceiro lugar no ranking de unidades da federação, com uma pontuação de 64, atrás apenas do Distrito Federal (69,04) e de São Paulo (66,45).

O estudo revela que as melhores pontuações estão concentradas nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, refletindo avanços em áreas como moradia, saneamento e segurança pessoal.

O IPS serve como ferramenta para orientar políticas públicas e ações que promovam o bem-estar e a equidade social.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Carro capota na SC-135 entre Rio das Antas e Videira

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste...

Oscar Schmidt é cremado com camisa da Seleção Brasileira

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt foi cremado na...

Polícia investiga lâminas encontradas em salames em SC

Após denúncia da ONG Focinho Carente sobre a presença...

Socorrista encontra próprio filho entre vítimas de acidente

Um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência...

Acidente com carreta mata cinco pessoas em rodovia de SC

Cinco pessoas morreram em um acidente entre carro e...

Educação em Videira avança na busca por reduzir filas

A educação pública de Videira foi tema de destaque...

Carreta tomba e cai em ribanceira de 50 metros na BR-116

Um acidente de grande proporção foi registrado na tarde...