Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Sementes de milho VPA da Epagri estão disponíveis pelo Programa Terra Boa

Cada produtor pode adquirir até cinco sacos por ano, com pagamento após a colheita

Produtores rurais de Santa Catarina já podem acessar as sementes de milho da Variedade de Polinização Aberta (VPA), oferecidas pela Epagri no Programa Terra Boa. Esse programa estadual apoia agricultores familiares, distribuindo sementes, calcário para correção do solo, kits forrageiros, de solo saudável, apicultura e incentivos para culturas de inverno.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Para 2025, o governo projeta beneficiar mais de 66 mil agricultores em todo o estado. Em 2024, as sementes de milho foram o segundo item mais procurado, ficando atrás apenas do calcário.

Publicidade

Os interessados devem procurar os escritórios da Epagri para obter informações sobre as cooperativas credenciadas em cada município.

A autorização para retirada das sementes precisa ser solicitada até 28 de novembro.

Cada produtor pode adquirir até cinco sacos por ano, com pagamento realizado somente após a colheita, facilitando o investimento inicial.

Fabia Tonini, coordenadora de políticas públicas da Epagri, destaca a importância da cultura do milho:

“A aquisição de sementes por meio do Programa Terra Boa é fundamental para Santa Catarina, pois o milho é essencial para outras cadeias produtivas, como a bovinocultura de leite.”

Complementando, o pesquisador Felipe Bermudez ressalta que “com a redução dos custos e maior rusticidade das plantas, mais agricultores podem se interessar pelo plantio de milho.”

O milho VPA é resultado de um trabalho genético realizado pela Epagri/Cepaf, em Chapecó. Diferente do milho híbrido ou transgênico, o VPA não sofre modificações em laboratório.

As plantas são selecionadas em campo, mantendo características estáveis e maior resistência à seca e doenças, como o enfezamento causado pela cigarrinha-do-milho.

Além de mais resistente, o milho VPA reduz custos para o produtor, dispensando grandes investimentos em defensivos e fertilizantes.

“É uma excelente opção para a agricultura familiar, pois as sementes são mais acessíveis e trazem maior rentabilidade.” reforça Felipe Bermudez

A Epagri oferece três cultivares principais:

  • SCS154 Fortuna: ideal para farinha, fubá e culinária.
  • SCS156 Colorado: com grãos avermelhados, ótimo para culinária e alimentação de galinhas.
  • SCS155 Catarina: destaque em produtividade, perfeito para milho verde.

Todas possuem bons valores nutricionais e também servem para silagem. A distribuição das sementes é feita pela BMF Tecnologia Biológica, no Rio Grande do Sul.

Para 2026, a Epagri prepara o lançamento do SCS157 Prodígio, cultivar com alto potencial produtivo, testado em Chapecó, Canoinhas e Ituporanga.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Epagri/Fapesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Casa em Caçador encanta com mais de 500 peças decorativas no Natal

Santa Catarina ganha um toque especial neste Natal com...

CBF divulga ranking de clubes e federações para a temporada 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira...

SC tem mais de 190 praias liberadas para banho no feriado de Natal

O litoral de Santa Catarina se prepara para receber...

Papai Noel inicia entrega de presentes e pode ser acompanhado online

Nesta quarta-feira (24), Papai Noel começa sua jornada pelo...

Mais Lidas da semana

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Outros Tópicos Interessantes