Temperaturas negativas desafiam agricultores de pitaia em Videira

O uso de aspersores de água ajuda a evitar o congelamento das plantas

No campo, o clima rigoroso mobiliza agricultores na região. Em Videira, o pioneiro do cultivo de pitaia, Adriano Scussiatto, precisou adotar medidas específicas para proteger sua plantação de três hectares na comunidade de São Roque. O frio intenso pode comprometer o ciclo da fruta, colhida entre janeiro e maio.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Hoje registramos -3,7 °C aqui no sítio das pitaia. Estamos fazendo o controle para que não haja perdas futuras. Esse controle é feito com água, por aspersão, para evitar que a planta queime. Se não fizer, corre-se o risco de perder o pé da pitaia. A produção principal é de janeiro a maio. Agora, o foco é manter a planta saudável para o próximo ciclo”, explicou Adriano.

Publicidade

O agricultor conta que o sistema de aspersão com água é acionado sempre que a temperatura se aproxima de 0 °C, momento crítico para a cultura.

“Chegando a 0º, ligamos os aspersores. A partir daí, só desligamos quando a temperatura estiver positiva, acima de 5 ou 6 graus. Mesmo que tenha gelo na planta, já não há mais risco.” comentou o agricultor.

Adriano também comentou que existem outros métodos para o controle da geada, como o uso de fogo ou fumaça, “mas o mais prático no cultivo de pitaia é a aspersão com água”, ressaltou.

O sistema visa proteger a plantação, garantindo que o ciclo produtivo não seja interrompido, ou mesmo comprometido.

Com isso, o agricultor assegura a qualidade das frutas e evita que futuros plantios sejam afetados.

 Essa técnica é amplamente recomendada por especialistas no manejo de culturas sensíveis a baixas temperaturas.

Defesa Civil

A Defesa Civil está em alerta, orientando os municípios a monitorar as flutuações térmicas, já que as temperaturas amenas durante o dia podem mascarar o perigo das madrugadas geladas.

O órgão também alerta a população para evitar exposição prolongada ao frio nas primeiras horas da manhã e à noite — em especial crianças, idosos e pessoas em situação de rua.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Araceli Tomazi

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Caçador receberá R$ 10 milhões

O Governo do Estado de Santa Catarina e a...

Polícia Militar apreende cerca de 30 kg de maconha em Videira

Uma operação da Polícia Militar realizada na tarde desta...

Prefeitura de Caçador dá início às obras do programa Casa Catarina

A Prefeitura de Caçador assinou nesta sexta-feira, 3, a...

O que considerar para facilitar identificação de bagagem em viagens

Perder tempo diante da esteira tentando reconhecer a própria...

Principais tendências de consumo no interior de São Paulo

A rotina no interior de São Paulo mudou de...

Como escolher o forno ideal para preparar receitas

Acertar na escolha do forno faz diferença na rotina,...

Agricultores de Caçador receberão títulos definitivos da terra

Sessenta e oito famílias de agricultores do Assentamento Hermínio...

Videira sedia o XIII Simpósio Catarinense de Astronomia

Videira será palco, nos dias 24 e 25 de...