Rádios RBV

Governo de SC busca novos mercados para o agro em missão ao Japão e China

No Japão, Santa Catarina pediu a abertura do mercado para a carne bovina; na China, reforçou o pedido para retomar as exportações de frango

Santa Catarina (SC) reforçou sua liderança no agronegócio internacional ao concluir uma missão oficial à Ásia, liderada pelo governador Jorginho Mello. Com foco em relações comerciais no Japão e na China, a comitiva catarinense contou com a presença do secretário da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, e da presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante as agendas, o Estado destacou os diferenciais sanitários e produtivos que o tornam referência nacional e internacional em sanidade animal e vegetal. As reuniões reforçaram a imagem de Santa Catarina como parceiro confiável nas cadeias globais do agro, oferecendo produtos de alta qualidade e rastreabilidade.

“Levamos aos mercados asiáticos a mensagem de que Santa Catarina está comprometida com a segurança dos alimentos, inovação e responsabilidade na defesa sanitária. Esses diferenciais nos garantem acesso aos mercados de mais de 150 destinos internacionais e representam cerca de 65% de todo o comércio exterior catarinense”, afirmou o secretário Carlos Chiodini.

No Japão, o governo catarinense formalizou o pedido de abertura de mercado para a carne bovina do Estado, reforçando o controle sanitário rigoroso. Também foi assinada uma carta de intenções para ampliar a exportação de grãos e desenvolver infraestrutura logística.

Além disso, a comitiva celebrou a continuidade da cooperação com a Província de Aomori, com destaque para a produção de maçãs.

Na China, a delegação de SC participou de visitas técnicas voltadas à logística e inovação, além de reforçar o pedido para retomar as exportações de carne de frango, suspensas após um foco de Influenza Aviária no RS — já erradicado. Uma visita ao escritório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também integrou a programação.

“A missão fez escalas em dois mercados decisivos para o agro, apresentando o conceito da defesa sanitária praticado por Santa Catarina nos dias atuais: científica, tecnológica, assertiva e disciplinada. Com isso, novos mercados se abrem e acordos bilaterais podem ser flexibilizados, devido à segurança técnica, o que nos deixa sempre na linha de preferência nas mesas de negócios”, ressaltou Celles Regina de Matos, presidente da Cidasc.

Zona livre de febre aftosa sem vacinação

Desde 2007, Santa Catarina (SC) mantém o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, sendo pioneiro no Brasil. Em 2015, conquistou o reconhecimento internacional como Zona Livre de Peste Suína Clássica.

O Estado também apresenta os menores índices de Brucelose e Tuberculose bovina no país e é o único com rastreabilidade total de bovinos e bubalinos. Além disso, segue livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em sua produção comercial.

Esse conjunto de diferenciais reafirma o papel de Santa Catarina como potência no agronegócio global e abre novas portas para a expansão comercial com os mercados asiáticos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Assessora de Comunicação Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com instabilidades conforme a região

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Torcedor do Corinthians é condenado por jogar cabeça de porco em Dérbi

A Justiça de São Paulo condenou o torcedor Osni...

Inscrições para o Motorista Série A encerram na quarta-feira (20)

As inscrições para o Motorista Série A encerram na...

Feijoada beneficente arrecada fundos para o Hospital Maice

A Feijoada Beneficente, realizada com o objetivo de arrecadar...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com instabilidades conforme a região

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

GAECO investiga fraude em concurso público no Meio-Oeste de SC

Na manhã da última terça-feira, 12 de agosto de...

Corpo é encontrado no Rio do Peixe em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira localizou na...

Morre o ex-presidente da Fundação de Esportes de Caçador, Cláudio Granja

Morreu na manhã desta quarta-feira (13) o professor aposentado...

Outros Tópicos Interessantes