Rádios RBV

Universidade Gratuita reabre inscrições com novos prazos após denúncias de fraude

As inscrições para novos alunos vão de segunda, dia 7, até 17; a renovação para bolsistas segue até sexta, dia 11

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

O programa Universidade Gratuita, que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior de Santa Catarina, deve passar por mudanças significativas. Após denúncias de possíveis fraudes apontadas por um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), divulgado em junho, o governo estadual iniciou ajustes no cronograma e nas regras de participação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As mudanças coincidem com a abertura das inscrições para o segundo semestre letivo de 2025. A principal alteração está no calendário: agora, inscrições, renovações e contratações de bolsas ocorrerão antes do início das aulas.

Essa medida visa evitar que estudantes acumulem dívidas com mensalidades antes de saber se foram contemplados.

As inscrições para novos candidatos abrem nesta segunda-feira (7) e seguem até o dia 17 de julho. Para quem já é bolsista, o prazo de renovação vai até sexta-feira (11). O edital com todas as informações já está disponível.

Segundo o governo estadual, a ideia é que, a partir de 2026, todo o processo de seleção aconteça antes das matrículas. Isso garantirá mais segurança financeira aos estudantes, evitando que paguem mensalidades sem saber se terão direito ao benefício.

“A retirada da exigência de matrícula para ser beneficiado no Universidade Gratuita já foi incluída em uma medida provisória assinada pelo governador Jorginho Mello (PL)”, informou o governo. A medida ainda precisa da aprovação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Além disso, foi lançado um simulador para que os estudantes calculem o Índice de Carência (IC), critério essencial na seleção dos beneficiários. A ferramenta já está disponível online.

Enquanto isso, a Alesc discute um projeto do deputado Napoleão Bernardes (PSD) que propõe que o Estado pague as mensalidades de estudantes que, mesmo dentro dos critérios, ficaram de fora por falta de recursos. A proposta já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e aguarda análise da Comissão de Finanças.

A situação desses estudantes também foi tema de audiência pública realizada no final de junho, em Florianópolis. Muitos relataram terem acumulado dívidas com universidades por não terem sido contemplados pelo programa, apesar de cumprirem os requisitos.

Investigações

Em paralelo às mudanças, seguem as investigações das denúncias de fraudes. O Ministério Público, o TCE-SC e a Secretaria de Estado da Educação estabeleceram prazo de 30 dias para apresentação de nomes de estudantes com suspeitas de irregularidades.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Ulysses Gabriel, as investigações envolvem consultorias suspeitas e alunos que teriam forjado documentos.

“O relatório do TCE-SC apontou indícios de irregularidade em 18 mil cadastros de alunos”, envolvendo tanto o Universidade Gratuita quanto o programa Fumdesc. O órgão identificou que 858 alunos beneficiados têm patrimônio acima de R$ 1 milhão, o que levantou suspeitas de fraude no critério de carência.

O governo de SC promete transparência e revisão rigorosa no programa. As atualizações e resultados das investigações devem ser divulgadas nas próximas semanas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com sol predominando

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Tarifas de pedágio sobem nas BR 101, BR 116 e BR 376

A partir de quarta-feira, dia 9, as tarifas de...

Videira anuncia mudanças no trânsito nas ruas do Centro e do Dois Pinheiros

A Prefeitura está implementando mudanças importantes no trânsito para...

Homem é preso por tráfico de drogas em Fraiburgo

Em ação realizada na sexta-feira (04), a Polícia Militar...

Mais Lidas da semana

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com sol predominando

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Mulher de 35 anos que morava em Caçador está desaparecida

A família de uma moradora de Caçador está em...

Identificado corpo carbonizado em incêndio em Caçador

A Polícia Científica identificou o homem que morreu em...

Outros Tópicos Interessantes