O governador de SC, Jorginho Mello, conduziu nesta terça-feira (8) reunião estratégica com autoridades de Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. O objetivo: criar oficialmente a Ferrosul, uma ligação ferroviária integrada entre os quatro estados.
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Durante o encontro, os participantes decidiram formar uma comissão técnica interestadual, respaldada por uma carta formal que expressa a intenção política dos governadores. O propósito é acelerar o desenvolvimento ferroviário da região Sul e fortalecer a logística.
Santa Catarina indicará seus representantes na comissão: os secretários Beto Martins, Ivan Amaral e Ricardo Grando, que já vão elaborar o mapa ferroviário interoperável com os demais estados.
“Foi decidido que nós vamos criar uma comissão técnica agora, formada pelos quatro estados, de forma legalizada… Entendemos que isso é vital para a nossa economia. Por isso tomamos essa iniciativa”, explicou Jorginho Mello.
O secretário Beto Martins destacou o valor da união dos estados:
“A união desses quatro estados vai mudar totalmente a nossa capacidade de negociação… estados que têm grande capacidade de desenvolvimento econômico”, avaliou.
Estratégia conjunta para modernizar ferrovias regionais
A intenção principal é unir os projetos estaduais e federais já existentes em uma espinha dorsal chamada Ferrosul, que conectará RS, SC, PR e MS. Cada estado integrará suas linhas locais à rede principal.
O objetivo técnico-público é guiar e defender interesses comuns na renovação das concessões ferroviárias. A decisão conjunta reforça a negociação com o governo federal para assegurar investimentos regionais.
Estados do Sul enfrentam descaso na manutenção e operação eficaz das ferrovias. No RS, por exemplo, apenas 25% da malha original está funcional. A união reforça urgência em garantir reinvestimento local e eficiência logística.
Impacto econômico e logístico esperado
A integração pretende melhorar o escoamento de cargas pesadas, reduzir custos logísticos e atrair investimentos para a região. O fortalecimento da Ferrosul pode colocar o Sul do Brasil na vanguarda do transporte ferroviário moderno.
O projeto também valida a primeira lei de ferrovias em Santa Catarina, que prevê a estadualização de trechos federais abandonados por grandes concessionárias como a Rumo.