Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Sul do Brasil terá agosto com temperaturas baixas e muita chuva

Massas de ar frio devem provocar episódios de geada, principalmente nas áreas serranas, com impacto direto nas atividades do campo

Em agosto de 2025, o destaque do tempo será temperatura acima da média e chuva próxima do normal na maior parte do Brasil, informa o Inmet. A maior precipitação ocorrerá no Norte, Nordeste e Sul, mas Roraima e Pará podem registrar volumes menores.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa combinação favorece reduzir as queimadas, especialmente na Amazônia e no Cerrado. Diferente de 2024, agora “choveu relativamente bem nas porções mais sensíveis a esse cenário e também entrou o frio”, destaca Alexandre Nascimento da Nottus Meteorologia.

Publicidade

Agosto será frio ou calor?

De forma geral, as temperaturas ficarão acima da média. Contudo, massas de ar frio circulam neste inverno no Sul. A Serra pode registrar geadas.

Nascimento afirma: “Será intenso no Sul, claro, mas também, eventualmente, no Sudeste, Mato Grosso do Sul e até mesmo no sul da Amazônia”.

Como será o clima em cada região?

Sul – Chuvas tendem à média, com menos volume no norte do Paraná e até 50 mm acima no noroeste do Rio Grande do Sul. A temperatura pode ficar até 1 °C acima do normal.

Sudeste – Minas e Espírito Santo devem registrar chuva acima da média. Temperaturas variam entre 20 °C e 26 °C, e estarão acima do esperado, menos no nordeste da região.

Centro‑Oeste – Umidade pode variar entre seca e excesso. A chuva aumenta no centro‑sul do Mato Grosso do Sul. O calor fica acima da média, especialmente no noroeste de Mato Grosso e centro‑oeste sul‑mato‑grossense.

Norte – Amazonas e Roraima podem ter até 50 mm a mais de chuva. O Pará, por sua vez, deverá registrar temperaturas até 2 °C acima do normal.

Nordeste – A chuva será expressiva no litoral da Bahia, Pernambuco e agreste. Todas as unidades terão temperaturas acima da média climatológica.

Qual impacto para a agricultura?

Para o Nordeste, as chuvas litorâneas favorecem feijão e milho. Na região Norte, áreas agrícolas podem enfrentar falta de água.

No Sudeste e Centro‑Oeste, a chuva beneficia milho, algodão, café e cana‑de‑açúcar. Por outro lado, no Sul, o excesso pode dificultar o plantio de trigo, aveia, canola, centeio e cevada.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caçador oferece aulas de zumba e dança aeróbica

A Prefeitura de Caçador oferece aulas de zumba e...

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Pinheiro Preto realiza leilão online de veículos, máquinas e equipamentos

A Prefeitura de Pinheiro Preto anunciou a abertura oficial...

Napoli/Caçador defende liderança em jogos do Oeste

O Napoli/Prefeitura de Caçador entra em quadra neste final...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina mantém o predomínio do sol

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Morre o professor Mário Bandiera, referência da educação superior em Caçador

Faleceu neste sábado, 20, o professor Mário Bandiera, um...

Corpo de Lusiane Borges é localizado em rio em Santa Cecília

Pescadores localizaram no final da tarde deste sábado, 21,...

Ponte da SC-135 em Rio das Antas tem 65% da obra concluída

O Governo de Santa Catarina avança na recuperação da...

Outros Tópicos Interessantes