Sul do Brasil terá agosto com temperaturas baixas e muita chuva

Massas de ar frio devem provocar episódios de geada, principalmente nas áreas serranas, com impacto direto nas atividades do campo

Em agosto de 2025, o destaque do tempo será temperatura acima da média e chuva próxima do normal na maior parte do Brasil, informa o Inmet. A maior precipitação ocorrerá no Norte, Nordeste e Sul, mas Roraima e Pará podem registrar volumes menores.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa combinação favorece reduzir as queimadas, especialmente na Amazônia e no Cerrado. Diferente de 2024, agora “choveu relativamente bem nas porções mais sensíveis a esse cenário e também entrou o frio”, destaca Alexandre Nascimento da Nottus Meteorologia.

Publicidade

Agosto será frio ou calor?

De forma geral, as temperaturas ficarão acima da média. Contudo, massas de ar frio circulam neste inverno no Sul. A Serra pode registrar geadas.

Nascimento afirma: “Será intenso no Sul, claro, mas também, eventualmente, no Sudeste, Mato Grosso do Sul e até mesmo no sul da Amazônia”.

Como será o clima em cada região?

Sul – Chuvas tendem à média, com menos volume no norte do Paraná e até 50 mm acima no noroeste do Rio Grande do Sul. A temperatura pode ficar até 1 °C acima do normal.

Sudeste – Minas e Espírito Santo devem registrar chuva acima da média. Temperaturas variam entre 20 °C e 26 °C, e estarão acima do esperado, menos no nordeste da região.

Centro‑Oeste – Umidade pode variar entre seca e excesso. A chuva aumenta no centro‑sul do Mato Grosso do Sul. O calor fica acima da média, especialmente no noroeste de Mato Grosso e centro‑oeste sul‑mato‑grossense.

Norte – Amazonas e Roraima podem ter até 50 mm a mais de chuva. O Pará, por sua vez, deverá registrar temperaturas até 2 °C acima do normal.

Nordeste – A chuva será expressiva no litoral da Bahia, Pernambuco e agreste. Todas as unidades terão temperaturas acima da média climatológica.

Qual impacto para a agricultura?

Para o Nordeste, as chuvas litorâneas favorecem feijão e milho. Na região Norte, áreas agrícolas podem enfrentar falta de água.

No Sudeste e Centro‑Oeste, a chuva beneficia milho, algodão, café e cana‑de‑açúcar. Por outro lado, no Sul, o excesso pode dificultar o plantio de trigo, aveia, canola, centeio e cevada.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frio intenso perde força na segunda quinzena de julho

O frio intenso que marcou os últimos dias no...
00:03:37

Menino calça tênis pela primeira vez após tratar a síndrome do pé torto congênito

O pequeno Taylor protagonizou um momento emocionante ao calçar...

Trabalhador supera leucemia e recebe homenagem emocionante

Depois de enfrentar cerca de um ano e meio...

Venezuela intensifica buscas após terremoto com milhares de desaparecidos

A Venezuela chegou neste sábado (27) ao terceiro dia...

Cobalchini fará entrega de R$ 14,7 milhões em emendas para Caçador

No próximo dia 30 de junho, terça-feira, na Câmara...

Brasil x Japão altera atendimento em Caçador na segunda-feira

A partida entre Brasil e Japão, válida pela segunda...

Governo mantém acervo oficial com relatos inusitados de OVNIs no Brasil

Luzes que mudavam de direção, discos luminosos, objetos que...

Frente fria muda o tempo e traz risco de temporais em SC

Depois de dias marcados pelo frio intenso, o tempo...