Na quarta-feira, 13 de agosto de 2025, oito alunos da Escola Estadual Prefeito Avelino Muller, localizada em Biguaçu, na região da Grande Florianópolis, apresentaram sintomas de intoxicação alimentar. O incidente ocorreu após os estudantes consumirem um bolo que havia sido levado para a escola por um aluno, de forma escondida.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Esse aluno vendeu o alimento aos colegas, o que gerou mal-estar entre eles. A escola orienta que alimentos externos não devem ser consumidos no ambiente escolar.
Os bombeiros foram acionados no período da tarde para atender a ocorrência. Ao chegarem, encontraram oito alunos com náuseas e mal-estar. Em dois casos, os estudantes chegaram a vomitar.
Os socorristas avaliaram as vítimas no local e encaminharam todas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Biguaçu.
A Polícia Militar acompanhou toda a situação e recolheu o bolo para que a Polícia Científica possa realizar uma análise e identificar a causa da intoxicação.
Nota da Secretaria de Estado da Educação
Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Educação (SED) afirmou que “os estudantes passam bem” e ressaltou que a alimentação escolar já é fornecida pela instituição.
A escola reforçou, em comunicado aos pais, que “um aluno trouxe escondido da família e da escola um bolo para vender para os colegas. Alguns alunos compraram e passaram mal.”
Além disso, a direção informou que “foi chamado imediatamente o SAMU, o qual realizou o atendimento e encaminhou os alunos à UPA”.
Também foi destacado que “a polícia científica está avaliando o alimento e assim que tivermos mais notícias iremos informá-los”.
A Secretaria enfatizou que a unidade escolar “recomenda que os pais orientem os filhos a não comprarem e não comerem alimentos que não são fornecidos pela escola”.
Este episódio reforça a importância do cuidado com a alimentação dentro das escolas e a atenção para evitar riscos à saúde dos estudantes.