Joaçaba é palco da Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado

Os estudantes competem em duas modalidades: o Simulado de Resgate e a Robótica Artística

Neste sábado (16), Santa Catarina será palco de um dos maiores eventos de tecnologia educacional do país: a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025. A competição acontecerá no ginásio do Campus II da Unoesc, em Joaçaba, das 9h às 17h, com entrada gratuita para o público.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A realização é uma iniciativa conjunta do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna, da Unoesc e do Polo Inovale. A expectativa é reunir equipes de instituições públicas e privadas de diversas cidades catarinenses.

Publicidade

Com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas, a OBR tem como propósito central despertar o interesse de crianças e adolescentes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Através de desafios práticos e criativos, os participantes desenvolvem robôs autônomos capazes de executar tarefas simuladas, conectando teoria e prática de forma envolvente.

Neste ano, a competição traz duas modalidades principais:

  • Simulado de Resgate – Os estudantes constroem robôs que devem superar obstáculos, seguir trilhas e realizar o resgate de objetos em áreas específicas. As máquinas precisam identificar ambientes hostis, adaptar seus movimentos e atuar com autonomia total.
  • Robótica Artística – Voltada à criatividade, essa categoria une arte e tecnologia. As equipes apresentam performances com robôs interativos, utilizando música, dança, luzes e elementos visuais para expressar ideias culturais e artísticas de forma inovadora.

A etapa estadual é organizada pelo IFC Luzerna, sob a coordenação do professor Marcelo Cendron. “É um orgulho trazer novamente a competição para a nossa região. Estamos preparando uma estrutura completa para receber as equipes com qualidade, segurança e oportunidades de troca de experiências”, destaca Cendron.

Já o diretor-geral do campus, professor Mário Wolfart Júnior, ressalta o papel estratégico do evento. “Eventos como este conectam nossos estudantes com desafios reais e desenvolvem competências fundamentais para o mundo do trabalho, especialmente nas áreas de automação e tecnologia”, afirma.

O público está convidado a prestigiar as apresentações, que prometem surpreender pela originalidade e pelo domínio técnico dos competidores. A OBR 2025 não apenas valoriza o conhecimento científico, como também incentiva o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e a inovação.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Caco da Rosa

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sol volta a aparecer e temperaturas passam dos 30°C em SC

Depois de uma sequência de dias marcados pela chuva,...

Unoesc celebra 30 anos como Universidade

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) celebrou,...

Carboni Fiat Videira promove 6ª Operação Chave na Mão com 10 horas de ofertas

A Carboni Fiat Videira realiza no próximo sábado, 22...

Incêndio destrói casa de madeira em Matos Costa

Uma casa de madeira foi completamente destruída por um...

Carreta carregada com papel sai da pista e tomba na SC-355

Uma carreta carregada com papel saiu da pista e...

Caminhonete invade pista contrária e bate em carreta na SC-350, em Caçador

Um acidente de trânsito deixou uma pessoa ferida na...

Colisão frontal entre dois veículos deixa seis vítimas na SC-355, em Videira

Uma colisão frontal entre dois veículos deixou seis pessoas...

Propaganda eleitoral começa neste domingo (16) com novas regras para internet e IA

A propaganda eleitoral para as Eleições 2026 começa oficialmente...