Casos de exploração sexual infantil aumentam 35% em SC

Casos entre crianças de 5 a 9 anos cresceram quase 300%, sendo o maior aumento registrado

Santa Catarina registrou um aumento significativo de 35,3% nos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, subindo de 41 ocorrências em 2023 para 56 em 2024, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Essa foi a sexta maior alta entre os estados, enquanto a média nacional caiu 7,9% no mesmo período.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O maior salto ocorreu entre jovens de 14 a 17 anos, quase dobrando de 20 para 40 registros. A taxa nessa faixa subiu para 10,1 por 100 mil habitantes, a nona mais alta do país.

Publicidade

Na faixa de 5 a 9 anos, o crescimento foi expressivo: de apenas 1 caso em 2023 para 4 em 2024 — um aumento de 293,5%, o mais elevado no Brasil.

Apesar disso, SC não está entre os estados com as taxas mais altas — registrou 3 casos por 100 mil habitantes, empatando com Mato Grosso em 10º lugar.

O ranking é liderado por Amapá (10,5), seguido por Roraima (9,5) e Piauí (5,6).

A exploração sexual infantil é crime previsto no artigo 218‑B do Código Penal e no artigo 244‑A do ECA. Essa forma de violência inclui induzir menores à prostituição ou outras práticas sexuais, além de expô-los a material sexualizado.

“Adultização”

Esse tema ganhou repercussão nacional após o vídeo “Adultização” do influenciador Felca, que denuncia a sexualização precoce de menores nas redes sociais.

Ele menciona o nome do influenciador Hytalo Santos, alvo da investigação do Ministério Público da Paraíba, por publicar vídeos de adolescentes em festas com teor sensualmente adulto.

Pontos de risco para exploração infantil

A PRF também alerta que Santa Catarina é o terceiro estado com mais pontos de risco para exploração infantil nas rodovias federais, com 1.333 locais mapeados, alguns de alto perigo, como na BR-101, BR-282, BR-280 e BR-470, identificados pela operação Projeto Mapear.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira será de sol e frio em Santa Catarina

A quarta-feira (13) será marcada pelo tempo firme em...

Videira/Joaçaba estreia com vitória na Copa Sul Cadete de Handebol Feminino

A equipe combinada de Videira e Joaçaba começou com...

Homem esfaqueia a ex-companheira e foge com filho em Canoinhas

Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou equipes da Polícia...

Corrida e Caminhada Bella Cittá abre inscrições para 2ª edição em Arroio Trinta

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da...

Câmara de Videira vota cinco projetos em sessão dupla

A Câmara de Vereadores de Videira se reúne na...

“O Pequeno Príncipe” chega ao Meio-Oeste com apresentações gratuitas

O clássico da literatura mundial “O Pequeno Príncipe”, de...

Motorista perde controle e carro fica prensado entre muro e poste

Uma motorista levou um grande susto após perder o...

Uniarp cumpre agenda no Parlamento Latino-Americano e Caribenho

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...