Oficina sobre constelações indígenas une ciência, cultura e educação em Videira

A oficina foi direcionada aos alunos do 9º ano da Escola Joaquim Amarante e contou com a presença de 45 estudantes

Na manhã de sexta-feira, dia 22, o Polo Astronômico de Videira promoveu uma oficina educativa com foco nas Constelações dos Povos Indígenas. A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus União da Vitória.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Participaram do encontro o professor Jean Adacheski e as alunas Érica Borille, Sara Luiza P. Ferreira, Yavini Dobkowski e Muriel V. S. dos Santos, todas envolvidas no projeto de extensão intitulado “Ensinando e Aprendendo com o Cosmos”.

Publicidade

A oficina foi direcionada aos alunos do 9º ano da Escola Joaquim Amarante e contou com a presença de 45 estudantes, que participaram de forma ativa e entusiasmada.

Durante as atividades, os jovens foram divididos em grupos e convidados a criar, manualmente, representações das constelações indígenas.

A proposta teve como objetivo estimular o aprendizado por meio da prática e da colaboração.

Esse tipo de ação reforça o quanto é essencial conectar ciência, cultura e educação em um ambiente de troca e valorização do conhecimento ancestral.

Ao abordar as constelações a partir da perspectiva dos povos indígenas, os participantes puderam compreender como diferentes culturas observam o céu e interpretam os astros.

Segundo os organizadores, a oficina integra um projeto maior que está em construção, voltado ao fortalecimento da parceria entre o Polo Astronômico de Videira e a Escola Joaquim Amarante.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Polo Astronômico de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira terá calor acima dos 30°C antes da chegada de frente fria

Santa Catarina terá uma mudança nas condições do tempo...

“Buchada do Rotary” acontece neste sábado em Caçador

O Rotary Club Sul Contestado, de Caçador, promove neste...

Moradores de seis bairros devem ficar atentos à falta de água nesta quinta

Moradores de diferentes bairros de Videira devem ficar atentos...

Videira Notícias – 26/08/2026

https://www.youtube.com/watch?v=7u5HcrzaC08

Internacional sofre transfer ban da Fifa e fica impedido de contratar

O Internacional foi punido pela Fifa com um transfer...

Epagri abre concurso com 40 vagas e salários de até R$ 16,9 mil em SC

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de...

Judocas de Videira disputam o JUBs 2026 em Goiás

Três atletas da Associação Videirense de Judô (AVJ) estão...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...