Justiça condena autor de feminicídio em Campos Novos a 60 anos de prisão

O crime foi cometido na presença do filho do casal e teve agravantes como o uso de meio cruel e a impossibilidade de defesa da vítima

O Tribunal do Júri de Campos Novos condenou, nesta segunda-feira (25/08), um homem acusado de matar a ex-companheira a 60 anos de prisão. Ele não poderá recorrer em liberdade. A condenação foi baseada na nova Lei do Feminicídio, que considera o ato um crime autônomo, com penas mais severas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O crime aconteceu em 24 de janeiro, quando a vítima foi brutalmente atacada com golpes de faca dentro da própria casa. O agressor era seu ex-companheiro.

Publicidade

A mulher sofreu graves ferimentos no tórax, foi socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A tragédia deixou a família devastada e abalou toda a comunidade local.

Durante o julgamento, os jurados acolheram por completo as teses do Promotor de Justiça Alexandre Penzo Betti Neto, representante do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Eles reconheceram o crime como feminicídio qualificado, agravado por três fatores:

  • a crueldade do ataque,
  • a impossibilidade de defesa da vítima e
  • o fato de o crime ter ocorrido na presença do filho.

O Promotor destacou a agilidade no andamento do processo.

“Graças à agilidade e ao trabalho do Juízo da Vara Criminal da Comarca de Campos Novos, o processo tramitou de forma rápida, e o julgamento ocorreu apenas sete meses após o ocorrido”, afirmou.

Essa foi a primeira condenação por feminicídio julgada em Campos Novos sob a nova legislação, em um mês emblemático. Agosto marca tanto os 19 anos da Lei Maria da Penha quanto as campanhas nacionais de combate à violência contra a mulher.

A nova Lei nº 14.994, em vigor desde outubro de 2024, alterou o Código Penal. Ela transformou o feminicídio em um crime independente, e não mais apenas uma qualificadora do homicídio. Desde então, casos registrados após 9 de outubro de 2024 já são analisados com base nessa legislação, como o de Campos Novos.

Por fim, o Promotor Alexandre reforçou o impacto do veredito:

“O veredito representa uma resposta firme e justa à sociedade e aos familiares da vítima, reafirmando o compromisso do Ministério Público de Santa Catarina com a defesa da vida e da dignidade das mulheres”, concluiu.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente Regional em Lages

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Candidatos do 2º turno não podem ser presos a partir deste sábado (10)

As candidatas e os candidatos que disputam o segundo...

Colisão entre duas caminhonetes mobiliza Bombeiros e SAMU na BR-282, em Joaçaba

Uma colisão frontal entre duas caminhonetes mobilizou equipes do...

Colisão entre Saveiro e caminhão deixa homem ferido na SC-355

Um homem de aproximadamente 55 anos ficou ferido após...

Homem fica ferido após briga com faca em Lebon Régis

Um homem de aproximadamente 35 anos ficou ferido após...

Prefeitura de Porto União abre processo seletivo para profissionais da Educação

A Prefeitura de Porto União publicou, nesta segunda-feira, 5...

Dia das Crianças deve movimentar o comércio de Videira, aponta CDL

O comércio de Videira se prepara para um dos...