Oficina sobre constelações indígenas une ciência, cultura e educação em Videira

A oficina foi direcionada aos alunos do 9º ano da Escola Joaquim Amarante e contou com a presença de 45 estudantes

Na manhã de sexta-feira, dia 22, o Polo Astronômico de Videira promoveu uma oficina educativa com foco nas Constelações dos Povos Indígenas. A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus União da Vitória.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Participaram do encontro o professor Jean Adacheski e as alunas Érica Borille, Sara Luiza P. Ferreira, Yavini Dobkowski e Muriel V. S. dos Santos, todas envolvidas no projeto de extensão intitulado “Ensinando e Aprendendo com o Cosmos”.

Publicidade

A oficina foi direcionada aos alunos do 9º ano da Escola Joaquim Amarante e contou com a presença de 45 estudantes, que participaram de forma ativa e entusiasmada.

Durante as atividades, os jovens foram divididos em grupos e convidados a criar, manualmente, representações das constelações indígenas.

A proposta teve como objetivo estimular o aprendizado por meio da prática e da colaboração.

Esse tipo de ação reforça o quanto é essencial conectar ciência, cultura e educação em um ambiente de troca e valorização do conhecimento ancestral.

Ao abordar as constelações a partir da perspectiva dos povos indígenas, os participantes puderam compreender como diferentes culturas observam o céu e interpretam os astros.

Segundo os organizadores, a oficina integra um projeto maior que está em construção, voltado ao fortalecimento da parceria entre o Polo Astronômico de Videira e a Escola Joaquim Amarante.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Polo Astronômico de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videira será palco de grandes eventos de astronomia em julho de 2026

Em julho de 2026, o município de Videira se...

Santa Catarina já ultrapassa 200 toneladas de tainha capturadas em 2026

A safra da tainha deste ano vem superando expectativas...

Audiência Pública debate números de Caçador no 1º quadrimestre

As despesas e investimentos do Município de Caçador, referentes...

SC tem quatro presos foragidos em menos de uma semana

Um preso da Penitenciária Estadual de Florianópolis fugiu na...

Violista de Joaçaba participa de clipe com vocalista do Iron Maiden

O talento musical de Joaçaba ganhou projeção internacional por...

RBV Notícias Videira e Tangará – 27/05/2026 – Edição 1559

https://www.youtube.com/watch?v=uo89dykOd_8

RBVERDE movimenta Canoinhas com saúde e sustentabilidade

O município de Canoinhas recebe no dia 6 de...

RBVERDE movimenta Capinzal com ações ambientais e atrações para a família

O município de Capinzal receberá a 5ª edição do...