Grupo que flagrava traições em motéis e extorquia vítimas é alvo de operação

Eles registravam fotos e vídeos das vítimas e ameaçavam divulgar as imagens para familiares, cobrando valores que podiam chegar a R$ 15 mil

Uma investigação da Polícia Civil revelou um esquema criminoso que extorquia clientes na saída de motéis em Porto Alegre. O grupo monitorava os clientes, registrava imagens e exigia pagamentos para não divulgar supostas traições. O esquema era coordenado diretamente do sistema prisional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Nesta terça-feira (26), o Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos cumpriu nove mandados judiciais na Operação Segredo de Alcova. Foram cinco prisões preventivas e quatro buscas realizadas em Eldorado do Sul e Charqueadas.

Publicidade

A polícia apurou que o grupo agia desde maio deste ano. O primeiro caso veio à tona em junho. Os criminosos atuavam em pelo menos três motéis da Capital, com quatro casos confirmados só em um desses locais.

“Os indivíduos realizavam vigilância nos motéis, fotografavam os usuários e depois extorquiam as vítimas, ameaçando divulgar informações íntimas para obter dinheiro”, detalhou o delegado Eibert Moreira Neto, diretor do departamento.

Entre os presos, está uma mulher de 27 anos de Eldorado, responsável por vigiar os motéis e fotografar veículos, especialmente os de luxo. Ela também contatava as vítimas para exigir pagamentos via Pix, que podiam chegar a R$ 15 mil.

Os golpistas fingiam ser detetives particulares e ameaçavam divulgar fotos e vídeos aos familiares das vítimas. Até o momento, a polícia identificou dez vítimas, mas suspeita que mais pessoas tenham sido alvo sem registrar ocorrência.

O esquema envolvia ainda detentos do Complexo Prisional de Charqueadas. Um preso de 32 anos atuava como coordenador técnico, acessando dados dos veículos e proprietários de dentro da prisão. Ele possui extensa ficha criminal.

Em outra cela do mesmo presídio, três detentos ligados a facções criminosas executavam as extorsões. “Eles migraram das guerras do tráfico para esse novo ramo criminoso, extorquindo vítimas com ameaças e chantagens”, explica o delegado Eibert.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Gaúcha / ZH

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

CBF confirma lesão e Neymar deve perder amistosos e primeiros jogos da Copa do Mundo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o...

Golpistas usam nome de supermercado de Videira para aplicar fraudes pelo WhatsApp

Um novo golpe tem preocupado moradores de Videira, especialmente...

Veja como votaram os deputados de SC na jornada 6×1

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) uma...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 92/2026 Pregão Eletrônico n. 37/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Prefeitura de Videira confirma mais uma atração musical da Expo Videira 2026

A Prefeitura de Videira confirmou nesta quinta-feira, 28 de...

Prefeitura de Caçador assina ordem de serviço para construção de nova creche 

Está autorizado oficialmente o início das obras para um...

Videira se prepara para receber o PARAJESC 2026 com atletas de todo o Estado

Videira se prepara para viver dias de esporte, inclusão...

Justiça manda Facebook apagar ataques racistas contra Miss SC 2026

A Justiça determinou que o Facebook remova publicações de...