Santa Catarina reafirma sua excelência em segurança pública e se mantém como o estado mais seguro do Brasil, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 27 de agosto de 2025, pelo Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na edição de 2025 do estudo nacional, o estado catarinense alcançou novamente a primeira colocação no pilar de Segurança Pública, repetindo o feito pela sétima vez consecutiva. Além disso, garantiu, pelo nono ano seguido, a segunda posição geral entre todas as 27 unidades federativas do país.
Para o governador Jorginho Mello, esse desempenho é reflexo da união de esforços em todo o estado.
“Reduzir a violência é uma condição fundamental para um Estado cada vez mais competitivo, por isso volto a dizer que estamos no caminho certo, investindo forte na segurança, gerando oportunidades e promovendo qualidade de vida para a nossa população”, destacou.
Veja também
SC transfere 24 presos de alta periculosidade para MS em operação de 4 mil km
Santa Catarina registra 2º maior aumento populacional do país
O pilar de Segurança Pública, de acordo com o CLP, é o mais relevante entre os dez indicadores avaliados, pois reflete diretamente a percepção da população sobre o funcionamento do estado.
Santa Catarina obteve resultados de destaque em diversos subindicadores: 1º lugar em Segurança Patrimonial, 2º lugar em Segurança Pessoal, e subiu do 7º para o 4º lugar em Presos sem Condenação. Também manteve a melhor nota em Qualidade da Informação de Criminalidade.
O secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, ressaltou a atuação integrada das forças de segurança. Ele destacou o papel essencial das Polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar. Segundo ele, o apoio estrutural do Governo do Estado tem sido decisivo.
“Com o devido apoio institucional e financeiro assegurado pelo governador Jorginho Mello, nossas instituições de segurança avançam progressivamente sobre as demandas que envolvem o combate à criminalidade no Estado…”.
Além da segurança, Santa Catarina também lidera o pilar de Capital Humano. O estado ocupa ainda a 2ª colocação em Educação e Sustentabilidade Social, 3º lugar em Potencial de Mercado e 4º em Infraestrutura, evidenciando um alto padrão de gestão pública.
Ranking dos município
No ranking de competitividade dos municípios, São Bento do Sul foi o grande destaque catarinense no pilar de Segurança Pública.
A cidade, localizada no Planalto Norte, subiu 114 posições e ficou com a 4ª melhor colocação do país.
Ela se destacou com o 1º lugar no índice de mortes por causas indeterminadas e 3º lugar em mortes violentas intencionais.
Já Florianópolis segue como a cidade mais competitiva do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. A capital se manteve na liderança nacional no pilar Inovação e Dinamismo Econômico e ocupa o 3º lugar em Capital Humano.
Outros municípios catarinenses também figuram entre os 20 mais bem colocados da Região Sul. Jaraguá do Sul garantiu a 12ª posição nacional, graças à qualidade dos serviços sociais. Blumenau, em 14º lugar, teve avanço expressivo em todas as dimensões. Ainda aparecem na lista São Bento do Sul (20º) e Criciúma (23º lugar).
Ranking de Competitividade dos Estados
O Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo CLP há 14 anos, avalia os estados brasileiros com base em 99 indicadores, organizados em 10 pilares temáticos, como Educação, Segurança Pública, Capital Humano e Inovação. A iniciativa tem apoio técnico das consultorias Tendências e Seall.
O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização suprapartidária que atua há 16 anos no desenvolvimento de líderes públicos e na defesa de uma gestão pública eficiente, democrática e transparente.